Crítica - Uma Invenção de Natal - Engenharia do Cinema
Em meio às proximidades da comemoração do Natal, a Netflix já começou a lançar suas produções com a temática da festividade. Sendo vendida como um dos carros chefes delas, “Uma Invenção de Natal” é uma produção escrita e dirigida por David E. Talbert (“Primeiro Domingo“), cujas canções são escritas por John Legend, Philip Lawrence, Davy Nathan, Usher e Kiana Ledé. Sim, estamos falando de um musical que se garante, e muito, pelas diversas canções ao invés da própria trama.
Imagem: Netflix (Divulgação)
A história gira em torno de Jeronicus (Forest Whitaker), que foi considerado por muitos anos como um dos maiores inventores já existentes. Mas, após ter seu livro de invenções roubado por seu aprendiz (Keegan-Michael Key), aquele viveu anos recluso e completamente sem ânimo para mais nada. Tudo muda quando sua neta Journey (Madalen Mills) aparece para lhe visitar e descobre que ele está trabalhando em um novo e revolucionário brinquedo.
Imagem: Netflix (Divulgação)
Apesar de possuir canções e números de dança muito bons, o principal problema no longa de Talbert é a duração de quase duas horas. Voltado para o público infantil, ele não possui um enredo, muito menos consegue convencer o espectador que era necessário mesmo essa metragem extensa (uma vez que, como é um filme voltado para crianças, elas não conseguem ter muita atenção neste tipo de produção por muito tempo).
Com relação às atuações, não diria que há algum papel ou atuação marcante, pois todos estão dentro do que é proposto pelo roteiro. Nada é muito original ou revolucionário, mas tem como único objetivo entreter as crianças (inclusive os efeitos visuais não são muito bons, sendo notável o uso de CGI em algumas cenas).
“Uma Invenção de Natal” tem seus erros como longas natalinos, porém, consegue ser um bom ponta pé inicial da Netflix para as produções de Natal deste ano.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.