Festival Varilux/Crítica - Meu Primo - Engenharia do Cinema

publicado em:28/11/20 9:22 AM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto
Apoio

Exibido dentro do cardápio do Festival Varilux, o simpático longa “Meu Primo” pode-se assemelhar facilmente com o clássico “Rain Man“. Porém, ele consegue ter sua imagem própria graças ao roteiro de Jan Kounen (que também assina a direção), Vincent Lindon e Fabrice Roger-Lacan. Com uma mescla de comédia e drama (em alguns breves momentos), o mérito também pode ser atribuído aos ecléticos atores Vincent Lindon e François Damiens.

Imagem: Pathé/TF1 Films Production (Divulgação)

A trama gira em torno do famoso empresário Pierre Pastié (Lindon), que se orgulha em alegar da questão de ter salvado a empresa de sua família da falência. Porém, para poder fechar um acordo milionário com uma vinícola, precisará da concordância por parte de seu primo Adrien (Damiens). A situação seria simples, se ele não tivesse uma síndrome que lhe deixa mais agitado e com comportamentos nada convencionais.

Imagem: Pathé/TF1 Films Production (Divulgação)

A sensação que a narrativa de Kounen nos transparece o tempo todo é de leveza, onde apesar de nós conseguirmos definir grande parte do que vai acontecer no enredo, ele sabe explorar muito bem as situações que foram colocadas os personagens. Além de fazerem um ótimo contraponto e terem uma química muito boa, Lindon e Damien (que consegue provocar ótimos risos em vários momentos) realmente parecem dois parentes próximos.

Porém, como estamos falando de um filme com o workaholic como protagonista, situações clichês deste gênero são pautadas com frequência (“você não liga pra sua família”, “você não interage com seus funcionários”, dentre outras situações familiares). Se você conseguir comprar o longa é neste paradigma, não terá problemas com o andar da narrativa.

“Meu Primo” foi uma divertida surpresa que o Festival Varilux nos promoveu nesta edição de 2020, pelo qual nos transpõe imensa felicidade e tranquilidade em sua conclusão.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:dezembro 2nd, 2020 as 17:57


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário