Os Melhores Filmes de 2020 - Engenharia do Cinema
Em um ano onde tivemos tantos filmes ruins, fazer a lista com os melhores filmes se tornou uma tarefa fácil. Devido as premiações terem sido adiadas e os cinemas reabertos recentemente, grande parte dos bons projetos foram lançados apenas neste final de ano.
Assim como na lista dos piores filmes, os títulos a seguir você facilmente poderá encontrar em quaisquer serviços disponíveis (até mesmo em alguns serviços on-demand).
Para acessar as críticas das respectivos filmes, clique nos respectivos títulos.
1- Tenet
Imagem: Warner Bros. (Divulgação)
A história gira em torno de um misterioso mercenário (John David Washington) que, após falhar em uma missão, é recrutado para comandar um trabalho um tanto surreal e com um propósito simples: impedir que aconteça uma futura Terceira Guerra Mundial. Só que, para isso, ele terá que vivenciar e relevar leis da física, ao extremo.
2- Soul
Imagem: Walt Disney Pictures/Pixar (Divulgação)
A história gira em torno do músico Joe que, após ser contratado pela escola que trabalha e estar prestes a tocar em um show importante, acaba sofrendo um acidente e tem sua alma “deslocada” de seu corpo. No “limbo”, a eclética (mas pessimista) alma 22 acaba sendo escalada para lhe ajudar a encontrar seu corpo na Terra.
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
A história não possui qualquer ligação com o universo citado, e aqui temos como protagonista Cecilia (Elizabeth Moss), uma mulher que sofre de violência doméstica do seu namorado, Adrian (Oliver Jackson-Cohen). Após ele ter sido encontrado morto, ela descobre que ele continua vivo, mas agora completamente invisível.
4- A Caçada
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
A história começa com um grupo de desconhecidos amarrados e com várias armas em meio de uma floresta deserta. Eis que eles descobrem que estão em meio a uma batalha pela sobrevivência. Não vou adentrar nos fatos do longa, pois a principal graça da narrativa se dá ao fato das surpresas (algumas resultando em scary-jumps).
5- Freaky: No Corpo de Um Assassino
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
A história gira em torno da tímida líder de torcida Millie (Kathryn Newton) que, após ter sido esfaqueada pelo serial killer conhecido como carniceiro (Vince Vaugh), acaba trocando de corpo com ele. Então ela descobre que terá de procurar pelo mesmo em 24 horas para poder voltar ao seu corpo ou viver eternamente na pele do assassino.
6- Borat: A Fita de Cinema Seguinte
Imagem: Amazon Prime Video (Divulgação)
“Borat: A Fita de Cinema Seguinte” foi mais além do original e foi filmado totalmente em segredo, tendo seu anúncio de lançamento há cerca de um mês (quando foi comprado pela Amazon Prime Video). A história começa mostrando às consequências do primeiro filme que, há 15 anos, transformou Borat em uma estrela e o Cazaquistão em motivo de piada. Revoltados com ele, um dos principais nomes do país manda ele viajar novamente para os EUA com o propósito de levar um “presente” para o vice-presidente deste, Mike Pence.
Imagem: Netflix (Divulgação)
Pode-se dizer que temos aqui um filme de tribunal, onde acompanhamos o grupo de revolucionários conhecidos como “Os 7 de Chicago” que, em pleno final dos anos 60, foram acusados de liderar protestos contra a guerra do Vietnã. Enfrentando um juiz extremamente racista (Frank Langella) e situações extremamente constrangedoras, o ato foi definido como um dos julgamentos mais históricos dos EUA.
8- Mank
Imagem: Netflix (Divulgação)
O filme retrata toda a trajetória emblemática do roteirista Herman Mankiewicz (Gary Oldman), que em pleno anos 40 foi contratado por Orson Welles (Tom Burke) para escrever o roteiro de seu próximo longa. Com contantes problemas de alcoolismo e sua a perna quebrada após um acidente de carro (impossibilitando ele sair de uma cama facilmente), Herman acaba tendo como sua ajudante e escrivã a jovem Rita (Lilly Collins). É então que aos poucos, nascia um dos mais cultuados longas da história do cinema: “Cidadão Kane“.
9- Três Verões
Imagem: Globo Filmes/Telecine (Divulgação)
A história é vista totalmente no ponto de vista dela, ou seja, diversas questões não são explicadas plausivelmente e vemos o quão ela é ingênua em diversas coisas. Toda a história se passa em grande parte em uma mansão onde ela trabalha como governanta, durante os meses de dezembro em 2015, 1016 e 2017. Neste meio tempo vemos a decadência do local e como os personagens envolvidos passam por diversas desconstruções.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.