Cinco filmes da Netflix que VÃO SER indicados ao Oscar 2021 - Engenharia do Cinema
Não é novidade que a maioria dos longas lançados em 2020 foram da Netflix. Muitas pessoas, porém, se questionam “quais filmes podem ir para o Oscar, já que não tiveram muitas coisas boas em 2020?”. Afirmo que você está meramente errado, pois, o serviço streaming não só foi o mais ligeiro de todos os outros, pois está distribuindo várias produções que realmente vão arrasar em diversas premiações, inclusive no próprio Oscar.
Apesar de ter idealizado a maioria dos filmes desta lista, os dois primeiros foram parar no catálogo da Netflix por conta da própria pandemia, pois são aquisições que foram realizadas durante Festivais de Cinema.
Confira a lista abaixo, lembrando que as opiniões refletem APENAS o conhecimento do autor, sem nenhum quesito técnico. Para acessar as críticas completas é só clicar sobre os títulos abaixo:
Imagem: Netflix (Divulgação)
Pode-se dizer que temos aqui um filme de tribunal onde acompanhamos o grupo de revolucionários conhecidos como “Os 7 de Chicago” que, em pleno final dos anos 60, foram acusados de liderar protestos contra a guerra do Vietnã. Enfrentando um juiz extremamente racista (Frank Langella) e situações extremamente constrangedoras, o ato foi definido como um dos julgamentos mais históricos dos EUA.
Indicações ao Oscar: Filme, Direção – Aaron Sorkin, Ator Coadjuvante – Frank Langella, Ator Coadjuvante – Yahya Abdul-Mateen II e roteiro adaptado.
Imagem: Netflix (Divulgação)
Ela gira em torno de Martha (Kirby) que, após perder o filho prematuramente após seu parto, começa a entrar em uma enorme depressão e declínio na vida, junto de seu marido Sean (Shia LaBeouf) e todos a sua volta.
Indicações ao Oscar: Filme, Direção – Kornél Mundruczó, Atriz – Vanessa Kirby e Atriz Coadjuvante – Ellen Burstyn.
Imagem: Netflix (Divulgação)
A história mostra quatro veteranos da guerra do Vietnã (Delroy Lindo, Clarke Peters, Norm Lewis e Isiah Whitlock Jr.) que decidem voltar ao seu antigo campo de batalha para resgatar os restos mortais de seu ex-líder do pelotão, Norman (Chadwick Boseman). Porém, eles se recordam que também deixaram uma grande quantidade de ouro e começam uma busca secreta pela fortuna.
Indicações ao Oscar: Filme, Direção – Spike Lee, Ator – Delroy Lindo, Ator Coadjuvante – Chadwick Boseman, Som, Maquiagem/Cabelo e Roteiro Original.
Imagem: Netflix (Divulgação)
Baseado em fatos reais, a história se passa em 1927, ano pelo qual o racismo reinava nos EUA e a irreverente e sucessiva cantora Ma Rainey (Viola Davis) é contratada por uma gravadora para gravar seu novo disco. Porém, diversos problemas nos bastidores envolvendo ela e Levee (Chadwick Boseman), um dos músicos do local que possui um comportamento explosivo, passam a comprometer a situação.
Indicações ao Oscar: Filme, Ator – Chadwick Boseman, Atriz – Viola Davis, Roteiro Adaptado e Maquiagem/Cabelo.
1- Mank
Imagem: Netflix (Divulgação)
O filme retrata toda a trajetória emblemática do roteirista Herman Mankiewicz (Gary Oldman) que, em pleno anos 40, foi contratado por Orson Welles (Tom Burke) para escrever o roteiro de seu próximo longa. Com constantes problemas de alcoolismo e sua a perna quebrada após um acidente de carro (impossibilitando ele de sair de uma cama facilmente), Herman acaba tendo como sua ajudante e escrivã a jovem Rita (Lilly Collins). Aos poucos nascia um dos mais cultuados longas da história do cinema: “Cidadão Kane“.
Indicações ao Oscar: Filme, Direção – David Fincher, Roteiro Original – Jack Fincher, Ator – Gary Oldman, Atriz Coadjuvanete – Amanda Seyfried, Fotografia, Som e Maquiagem/Cabelo.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.