Crítica - Vice - Engenharia do Cinema
Toda aula chata de história e geografia tem de haver seu teatrinho para os alunos comprarem a ideologia que o professor está vendendo ali. É a partir dessa premissa que o diretor e roteirista Adam McKay concebeu “A Grande Aposta” e, como consequência, levou o Oscar de roteiro original em 2017. Tendo em mente o mesmo pontapé, ele resolveu adaptar desta forma a vida do ex-vice-presidente de George W. Bush, Dick Cheney.
Imagem: Imagem Filmes/MGM (Divulgação)
Interpretado por Christian Bale, acompanhamos a vida de Cheney desde quando ele iniciava sua carreira política em meados dos anos 60, até quando se tornou vice-presidente dos EUA, com o governo de Bush. Porém, graças a sua enorme lábia e sabedoria, ele conseguiu ser muito mais do que um simples vice-presidente, mas sim um dos mais polêmicos homens que já passaram pela Casa Branca.
Imagem: Imagem Filmes/MGM (Divulgação)
Para adaptar essa história (que provavelmente não vai interessar um cara que mora na Indonésia), McKay não só aposta no recurso mencionado, como também em um crucial: o humor negro. Dentre um acontecimento importante ou durante uma falcatrua elaborada dentre ele e o congressista Donald Rumsfeld (Steve Carell), sempre alguma piada “brincando” com o fato. Além disso, ele desenvolveu um personagem interpretado por Jesse Plemons, que serve como um “dicionário”, pois está sempre ali para explicar ao público as intenções de Cheney e sua opinião a respeito.
Dessa forma, o público acaba comprando a ideia do filme e se interessando pelo seu desenrolar. Mas, quando o mesmo chega no arco que engloba o fato da “Guerra no Iraque”, o longa perde forças, pois o humor é deixado de lado e é colocado um drama político que não se encaixa com que fora apresentado antes.
“Vice” consegue agradar apenas os fãs da política dos EUA, mas, mesmo assim, é uma narrativa monótona demais, se tivermos como base os outros trabalhos de Adam McKay.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.