Crítica - Justiça Brutal - Engenharia do Cinema

publicado em:11/02/21 10:00 AM por: Gabriel Fernandes Amazon PrimeCríticasFilmesTexto

Apoio

Percorrendo vários festivais de cinema pelo mundo, desde 2018, “Justiça Brutal” foi lançado diretamente pela Amazon Prime Video, no Brasil. Sendo vendido destacando os atores Vince Vaugh e Mel Gibson (que já trabalharam juntos em “Até o Último Homem”), o longa poderia ser um ótimo filme de assalto, se o cineasta S. Craig Zahler não optasse por deixar a trama com duas horas e meia de duração.

Imagem: Summit Entertainment (Divulgação)

O longa narra duas histórias paralelas, onde temos o recém saído da prisão Henry (Tory Kittles), que acaba se envolvendo em uma ação para roubar um banco com uma gangue que deixa um legado de violência em suas atividades. Na outra temos policiais Brett (Gibson) e Anthony (Vaugh), que ao investigarem o grupo citado acabam tentando tirar alguma “vantagem”.

Imagem: Summit Entertainment (Divulgação)

Já começo destacando que realmente Vaugh e Gibson são os destaques do filme, pois além de serem os personagens mais bem abordados, torcemos por eles o tempo todo (mesmo cientes que nenhum dos lados estão certos). Embora Kittles se mostrar uma grata surpresa, mas não é um “grande personagem” durante boa parte do longa.

Agora o roteiro e direção de Zahler possuem dois pontos que vou dar uma enfase: ele sabe criar um arco de tensão, não poupando violência e terror psicológico nestas cenas (a sequência de assalto foi uma das mais impactantes que vi). Mas ele perde muito tempo explorando tramas paralelas e sem sentido pra narrativa (como acompanhar de forma breve a vida de uma funcionária do banco). Se ele não tivesse feito isso, teríamos sido poupados de 30 minutos a menos de filme.

Justiça Brutal” é uma grata surpresa no catálogo da Amazon, e consegue nos apresentar boas cenas de suspense e tensão, em situações já conhecidas.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário