Crítica - A Verdadeira História de Ned Kelly - Engenharia do Cinema
Já não é de hoje que o cinema adapta a história do criminoso australiano Ned Kelly (sendo a mais conhecida a versão de 2003, estrelada por Orlando Bloom e Heath Ledger). “A Verdadeira História de Ned Kelly” faz um condensado na vida do marginal e divide sua história em dois atos com cerca de uma hora.
Imagem: A2 Filmes (Divulgação)
Baseado no livro de Peter Carey, no primeiro acompanhamos a infância de Ned (Orlando Schwerdt), que além de ter vários conflitos com a mãe (Essie Davis) acaba sendo “criado” pelo amigo da família Harry (Russell Crowe). Este lhe ensina as mutretas da vida e molda sua personalidade criminosa. Já no segundo ato temos Ned (agora vivido por George MacKay), que começa aos poucos se tornar um dos maiores criminosos da Austrália.
Imagem: A2 Filmes (Divulgação)
Apesar de ser dividido em dois atos com quase a mesma metragem, o principal problema no roteiro de Shaun Grant e na direção de Justin Kurzel (“Assassin’s Creed“) é a transição dentre ambos. Porque quando nos acostumamos em vermos a versão criança de Ned, do nada ele pula pra versão adulta e passa a resumir todos os arcos envolvendo seus crimes e não consegue transpor em cena o quão ele era “o maior criminoso da Austrália”. Em troca somos apresentados para o ponto de vista do próprio sobre todas as situações que levaram ele a ser o tal bandido, e facilmente o roteiro nos convence disso (mesmos cientes que ele está do lado errado da lei).
E isso é mérito em grande parte para McKay, que nos apresenta através de seu olhar sádico a degradação de seu personagem (não duvido ele ser indicado ao Oscar, nos próximos anos). Outro que está muito bem é Nicholas Hoult (que interpreta o policial Constable Fitzpatrick, que quer capturar Ned), cuja vilania acaba sendo um dos pontos cruciais do filme.
“A Verdadeira História de Ned Kelly” funciona como um bom filme de aventura épica, mas acabou sendo o mais fraco de todos sobre o criminoso australiano Ned Kelly.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.