Crítica - Em Guerra Com o Vovô - Engenharia do Cinema

publicado em:10/05/21 10:00 AM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto

Apoio

Quem cresceu em meados dos anos 80/2000, lembra-se que o grande sucesso dos quadros de filmes televisivos eram as constantes reprises de “Dennis o Pimentinha” (que adaptava um clássico seriado dos anos 60). A graça era os conflitos entre o garoto Dennis e o seu ranzinza vizinho Senhor Wilson. “Em Guerra com o Vovô” trás de volta à tona este tipo de gênero, e confesso que o roteiro de Tom J. Astle e Matt Ember procura estabelecer um enredo mirando apenas crianças com no máximo 10 anos.

Imagem: Diamond Films (Divulgação)

Baseado no livro de Robert Kimmel Smith, a história mostra o jovem Peter (Oakes Fegley) se vendo obrigado a ceder seu quarto quando seu avô Ed (Robert De Niro) se machuca em um incidente e precisa do auxílio de seus pais (Uma Thuman e Rob Riggle). Indignado com a situação, ele se vê obrigado a entrar em um cenário de conflitos com seu próprio avô para resgatar sua parte na casa e, deixar de ficar no porão.

Imagem: Diamond Films (Divulgação)

Confesso que essa premissa só me fez pensar uma coisa: “isso poderia ser resolvido em apenas cinco minutos de conversa”. Mas o roteiro apela para várias situações mirabolantes (e algumas até mesmo repetidas), para tentar causar graça e bons momentos para os mais jovens. Até há graça em duas ou três situações, mas algumas são mera reciclagem da produção citada no primeiro parágrafo.

Apelando também para veteranos do cinema como Cheech Marin e Christopher Walken, é triste ver como o roteiro poderia ter elaborado situações mais engraçadas entre estes e o próprio De Niro (cuja veia cômica é pouco explorada). Isso sem falar que algumas subtramas envolvendo a questão de Peter sofrer Bullyng na escola, são porcamente apresentadas (ainda mais sua solução ter sido apresentada de um forma banal).

Em Guerra com o Vovô” acaba sendo uma espécie de “reboot de ‘Dennis o Pimentinha'”, e um desperdício de talento dos atores envolvidos em sua produção.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Crítico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:junho 26th, 2021 as 17:05


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário