Crítica - A Lenda de Candyman - Engenharia do Cinema
Apesar de ter sido adiado em quase um ano, “A Lenda de Candyman” é um misto de continuação com reboot do clássico filme de Bernard Rose. Confesso que de imediato senti um enorme estranhamento sobre o que iria ver em cena, se seria um horror ao modo slasher ou até mesmo uma mera cópia do original. Porém ao notar o nome de Jordan Peele mesclado como produtor e roteirista (junto da diretora Nia DaCosta e Win Rosenfeld), sabia que algo mais complexo estaria por vir.
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
A história mostra o artista plástico Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen II), que carrega o trauma de infância de ter encontrado o misterioso Candyman. Sem entender algumas coisas que começam a acontecer com ele, tudo ainda piora quando este volta a fazer vítimas em sua cidade, quando sua lenda é revivida.
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
“Fale ‘Cadyman’ cinco vezes, em frente ao espelho. Ele vai aparecer e te matar”. É uma frase muito repetida pela maioria dos personagens durante boa parte da rodagem, mas ciente desta frase, digo que se este estivesse em mãos erradas, estaríamos falando de um slasher genérico e esquecível. Porém DaCosta é tão genial no que faz, que ela traça vários parâmetros com o preconceito racial que ocorre nos EUA (vide uma cena em específico, que remete totalmente ao caso de George Floyd).
Sim, estamos falando de um filme que debate o preconceito na sociedade de diversas maneiras, ao invés de um simples filme de matança gratuita. Datadas às situações vividas na sociedade, é um tópico necessário. Mas isso acaba sendo um pouco prejudicial, pois acaba esquecendo de criar um suspense e horror em cima da imagem perturbadora do Candyman, que se torna apenas um “figurante” em meio às ações apresentadas (realmente faltou uma presença mais assustadora, independentemente do contexto da produção).
“A Lenda de Candyman” acaba apelando mais para o lado dramático e sociopolítico, ao invés de um simples e banal filme de horror.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.