Crítica - tick, tick... BOOM! - Engenharia do Cinema
Já não é de hoje que sabemos o fato do ator Andrew Garfield ser bastante homeopático na escolha de seus projetos, após deixar o manto de Homem-Aranha. Sendo protagonistas de filmes comandados por grandes nomes como Martin Scorsese (“Silêncio”) e Mel Gibson (“Até o Último Homem”), agora ele estrela justamente a primeira produção de um longa metragem dirigida por Lin-Manuel Miranda (“Hamilton“). “tick, tick… BOOM!” é uma produção feita nitidamente para faturar prêmios, e isso é nítido desde seu princípio.
Imagem: Netflix (Divulgação)
A história é inspirada na vida do dramaturgo Jonathan Larson (Garfield), que no início dos anos 90 estava começando a escrever o musical “Superbia” (que mais tarde ficou conhecida como a icônica produção “Rent – Os Boêmios“), pelos quais ele estava acreditando que seria uma grande produção teatral. Prestes a chegar na faixa dos 30 anos, ele começa a se questionar se tudo isso realmente vale à pena.
Imagem: Netflix (Divulgação)
O roteiro de Steven Levenson procura traçar o enredo como se fosse um monólogo musical, pelos quais em um momento vemos Larson e sua equipe cantarolando sua trajetória até ali, e no outro acompanhamos tudo isso de forma dramatúrgica todas as falas dos mesmos. Nas mãos de Miranda isso tudo vira “mágica”, pois ele realmente sabe como casar estes momentos e conduzir as cenas musicais (inclusive alguns números ficam em nossa cabeça mesmo após o término da exibição).
São nestas horas que notamos o quão Garfield é um bom ator e entrou totalmente no papel de Jon (que também foi bastante auxiliado pelo trabalho de maquiagem e cabelo, que o deixaram bastante similar). Ele canta, dança e consegue até mesmo tirar lágrimas em distintos momentos (e provavelmente vai ser indicado ao Oscar, por este papel), enquanto sua parceira de cena Alexandra Shipp (que vive a namorada de Jon, Susan) realmente não consegue ser uma boa atriz.
Em seu término podemos dizer que “tick, tick… BOOM!” é o grande longa musical de 2021, e que merecidamente trará mais êxito à carreira de Lin-Manuel Miranda e Andrew Garfield.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.