Crítica - Você Pertence a Mim - Engenharia do Cinema
Realmente estamos falando de mais uma bomba da filmografia do ator Casey Affleck, que após ter vencido o Oscar de ator por “Manchester a Beira-Mar“, em 2018, tem conquistado apenas papéis no mesmo padrão (homens depressivos, sem expressão e amor pela vida). Em “Você Pertence a Mim” ele mais uma vez se enquadra neste padrão, porém o marketing da Universal Pictures vende o longa da forma errada, pois mesmo o pôster dando a entender que ele é o vilão (como pode se ver acima), na verdade este é o personagem de Sam Claflin (“Como Eu Era Antes de Você“).
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
Na trama, Affleck vive o psicólogo Philip, que opta por um tratamento diferente para uma paciente que está tratando uma severa depressão. Quando a mesma acaba cometendo suicídio, o irmão da própria, James (Claflin) começa aos poucos a se atrelar com sua esposa Grace (Michelle Monaghan) e sua filha, Lucy (India Eisley).
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
Certamente o roteirista David Murray apenas deve ter recebido uma ordem da produtora responsável pelo projeto, com o seguinte dizer: “querermos um filme sobre um stalker. Astros populares já assinaram para estrelar, então faça uma trama normal”. Porque a sensação é exatamente esta que tive durante os 100 minutos de projeção desta produção. Sem expressão alguma em cena, o protagonista vivido por Affleck consegue ser uma das piores coisas deste longa, e em momento algum conseguimos criar simpatia ou até mesmo torcermos por ele (ressalvo, que o marketing ainda deu a entender que ele era o grande vilão).
Conhecido por ter participado de várias produções de romance populares, Claflin certamente estava perdido neste seu primeiro grande papel de vilão. Totalmente mal dirigido, ele apela para caretas e sorrisos quando ele vai fazer alguma maldade, e olhares lentos quando está em cenas “normais”. Realmente não é problema do ator, mas sim do roteiro e do diretor Vaughn Stein (que já havia tido os mesmos problemas em “A Vingança Perfeita”).
“Você Pertence a Mim” certamente é uma das piores produções que chegaram ao streaming nestas últimas semanas, e que faz você esquecer o mesmo por completo, segundo após o término de sua exibição.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.