Os cinco melhores filmes de 2022, até agora - Engenharia do Cinema
O ano de 2022 teve várias surpresas e filmes pelos quais pareciam ser flop absoluto, mas acabaram surpreendendo em quesito de qualidade e bilheterias. Afinal, alguém previa que “Top Gun Maverick” iria bater mais de um bilhão de dólares mundialmente? Muito menos que “Tico e Teco: Defensores da Lei” iria parar a internet, muito mais que várias produções da Marvel Studios? A palavra do cinema deste ano é “imprevisto”, e continuo teclando em cima que isso ocorrerá até dezembro.
Confira a lista abaixo, com os links para as respectivas críticas sob os títulos:
5 – Pânico
Imagem: Paramount Pictures (Divulgação)
Após o falecimento do veterano Wes Craven, não tínhamos certeza se a franquia “Pânico” iria funcionar sem seu criador. Foi então que a dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett (do divertido “Casamento Sangrento“) foi chamada pela Paramount Pictures para realizarem o quinto filme do selo, que funciona como continuação/reboot. Além de continuar carregando várias homenagens ao finado cineasta e ao cinema de horror, mostrou que ainda existe gás para o selo continuar nos cinemas.
4 – Tico e Teco: Defensores da Lei
Imagem: Walt Disney Pictures (Divulgação)
Confesso que não esperava que este filme seria digno de estar na lista de melhores filmes deste ano. Pegando em cheio até mesmo quem não é fã dos personagens, e tendo um marketing bastante ofuscado pela própria Disney (que não só fez poucas ações, como direcionou o lançamento direto para o Disney+), a narrativa consegue agradar quaisquer tipos de públicos (seja adultos, crianças e até mesmo idosos). Com diversas referências a cultura pop e a história do próprio estúdio citado, é o “Roger Rabbit” do século 21!
3 – O Homem do Norte
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
Este foi um dos longas mais aguardados por vários cinéfilos, neste ano de 2022. Com direção de Robert Eggers (“A Bruxa”), o mesmo concebe esta produção totalmente inspirada no conto viking que serviu de inspiração para marcante obra de William Shakespeare, “O Rei Lear”. Regada de violência, cenas de batalha bastante impactantes e atuações sensacionais, “O Homem do Norte” não poderia ficar de fora nesta lista.
2 – Ambulância: Um Dia de Crime
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
Certamente este irá dividir legal a galera, porém em aspectos técnicos ele cumpre o que promete: um filme de ação, bem ao estilo anos 90. Estrelado por Jake Gyllenhaal, Yahya Abdul-Mateen II e Eiza González, o longa ainda pega toda aquela essência de games como GTA, na hora de apresentar sua narrativa totalmente eletrizante. Michael Bay acertou em cheio desta vez.
Imagem: Paramount Pictures (Divulgação)
Realmente não consigo pensar em outro filme para assumir a primeira colocação. Depois de ter ficado quase dois anos na gaveta da Paramount Pictures, o longa estrelado por Tom Cruise foi o primeiro no ano a bater rapidamente o bilhão nas bilheterias mundiais e se tornou não só o maior lançamento na carreira do astro, como também de toda a história do estúdio citado. Certamente este filme é igual a vinho, pois sempre que o degustamos novamente, só consegue melhorar.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.