Crítica - O Balconista 3 - Engenharia do Cinema
Depois de ter sofrido um enfarte que quase levou a sua morte, o cineasta geek Kevin Smith resolveu refletir a situação e a vibe dos fãs em que ele realizasse “O Balconista 3”, e colocou o contexto dentro da aguardada produção. Após ter lançado o primeiro em 1994, o segundo em 2006 e agora este em 2022, Smith realmente conseguiu provar que é possível você contar o mesmo tipo de história, com os mesmos personagens, em diferentes épocas.
Imagem: Lionsgate (Divulgação)
A história tem início quando Randal (Jeff Anderson) acaba sofrendo um enfarte durante seu trabalho na loja de conveniência, o que lhe faz repensar sobre sua vida. Eis que ele tem a ideia de realizar um filme sobre a sua vida, e para isso contará com seu amigo de longa data Dante (Brian O’Halloran), assim como várias outras personalidades que frequentam o local.
Imagem: Lionsgate (Divulgação)
Apesar de nitidamente ser tratado como um projeto mais pessoal para Smith (assim como foi “Menina dos Olhos”, que serviu como homenagem para seu então finado Pai), sentimos que além dele ainda beber muito das discussões sobre o universo geek, o mesmo ainda pereceu um pouco na hora de tentar revitalizar o seu humor icônico. Ao invés de discussões hilárias, temos participações especiais de amigos do mesmo, como Sarah Michelle Gellar, Fred Armisen, Ben Affleck (em ponta hilária), Melissa Benoist e Justin Long.
Mesmo com momentos realmente muito engraçados e sacadas legais (principalmente com relação a dupla Jay e Silent Bob, ainda interpretados por Jason Mewes e o próprio Smith), a atmosfera é totalmente dramática, uma vez que o arco englobando Dante seja a relação dele com o fato de lidar com uma grande perda pessoal. E isso O’Halloran dá conta do recado (uma vez que ele já está bem à vontade no papel), e acaba até transpondo essa emoção ao espectador.
“O Balconista 3” encerra a trilogia criada por Kevin Smith, com um certo vácuo em relação ao que estava sendo criado e deixa uma brecha reflexiva sobre até onde podemos ir por uma amizade.
Compre pela Amazon através de nosso link e já estará ajudando o Engenharia! Clique Aqui.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.
Pra mim o melhor filme do Kevin Smith até hj na minha humilde opinião uma visão própria dele sob suas criações