Os 10 Piores filmes de 2022 - Engenharia do Cinema
O ano de 2022 já está perto de seu desfecho, e francamente foi um dos piores anos se tratando da qualidade dos filmes (seja nos cinemas ou streaming). Mesmo com produções cinematográficas horrorosas vindo de selos como Marvel Studios e Netflix (essa marcando presença massiva nesta lista), ainda foram disponibilizadas alguns longas de outros selos que gostaríamos de esquecer que um dia paramos para ver.
Apesar de já ter realizado uma lista com os cinco piores filmes da metade de 2022, logo na metade deste ano, nesta separei os piores 10 filmes deste ano e já adianto que nenhum daqueles iremos ver nesta (uma vez dito como ruins, não vale recordar e sim “dar espaço” para novas lembranças). Como neste ano as grandes bombas já foram disponibilizadas (uma vez que ainda faltam ser conferidos por mim “Glass Union: Um Mistério Knives Out” e “Terrifer 2“, que certamente não vão estar nesta lista), chegou a hora de separar as mesmas aqui.
Confira a relação abaixo, lembrando que para saber mais sobre os mesmos e ler suas respectivas críticas, é só clicar no título:
10 – De Férias da Família
Imagem: Netflix (Divulgação)
Vamos abrir a lista justamente com um filme da Netflix, estrelado por Mark Walhberg e Kevin Hart (que certamente fizeram este longa por questões contratuais). Pensem em uma comédia sem graça, onde absolutamente nada funciona. E ainda por cima vemos que mesmo com os dois atores citados nitidamente sendo amigos fora das telas, nem eles estavam gostando de estarem atuando aqui.
09 – Blonde
Imagem: Netflix (Divulgação)
Era quase certo que este filme seria responsável por dar a indicação ao Oscar para a atriz cubana Ana de Armas, em um possível grande papel onde ela interpreta a icônica atriz Marilyn Monroe. Depois que o próprio diretor e roteirista Andrew Dominik, comentou que realmente alterou algumas passagens da vida da mesma (assim como a própria obra base de Joyce Carol Oates, já ter feito isso), a sensação de um potencial longa sobre a verdadeira vida de Monroe, acabou sendo jogado fora para tentar transformar a imagem da mesma em um verdadeiro ícone feminista.
08 – Águas Profundas
Imagem: Regency Enterprises (Divulgação)
Novamente Ana de Armas aparecendo nesta lista, mas agora com este suspense erótico onde ela conheceu seu ex-namorado Ben Affleck. Pronto desde 2020, o longa ficou arquivado pela Disney até ser disponibilizado lá fora pela Hulu e aqui pelo Prime Video. Pensem em um filme onde nós sabemos o óbvio desde o principio e em momento algum somos convencidos das motivações da trama.
07 – Órfã 2: A Origem
Imagem: Diamond Films (Divulgação)
Até agora não consigo compreender o motivo de terem realizado essa continuação, 13 anos depois do original e com um arco totalmente fechado neste. Este prelúdio tenta mostrar como Esther (Isabelle Fuhrman) viveu antes de conhecer a família do primeiro filme. Com um roteiro pífio, cenas totalmente mal feitas para esconderem a altura de Fuhrman (para ela se assemelhar como uma criança, mesmo sendo uma adulta de quase 30 anos) e um enredo que não faz sentido algum, se torna difícil ficar em algum momento sem dar risada.
06 – Halloween Ends
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
Mesmo com dois filmes antecessores bastante divertidos, este longa parece ter fugido completamente dos rumos do que estava sendo colocado até então. Com o próprio Michael Myers sendo mostrado apenas durante 15% do longa (se tentaram fazer um parâmetro com o terceiro filme da saga original, eles não se tocaram que este havia sido considerado o pior da mesma), e um arco aleatório sobre o romance da neta de Laurie (Jamie Lee Curtis) com um “sucessor de Myers” (que tem total cara de psicopata), parece que estamos mais vendo um longa romântico do que slasher.
05 – Thor: Amor e Trovão
Imagem: Marvel Studios (Divulgação)
Realmente não tinha como não citar este filme, onde nem os próprios Chris Hemsworth e Christian Bale gostaram de fazer. “Thor: Amor e Trovão” se enquadra no quesito de ser um filme tão ruim, que fez o próprio Kevin Feige repensar sobre os rumos da Marvel Studios nos cinemas (que agora deixou claro o foco na qualidade, ao invés da quantidade).
Imagem: Walt Disney Pictures (Divulgação)
Realmente este foi o ano onde a Disney queria competir com a Netflix para ver quem fazia o pior filme ou se ela queria queimar todo o dinheiro que o Mickey fez no decorrer dos anos. O longa não só estraga totalmente as mensagens da clássica animação, como também tenta “renovar” situações
03 – Mundo Estranho
Imagem: Walt Disney Pictures (Divulgação)
Não consigo me lembrar de uma outra animação da Disney tão vergonhosa, pobre e esquecível como essa. Com situações que se resolvem em menos de 4 segundos, personagens desinteressantes, cenários que parecem terem sido reciclados de outra animação e um ploat-twist apenas com o intuito de fazer com que “”nós gostamos desta animação por conta disso”, lhe faz ficar com a medalha de bronze.
02 – Interceptor
Imagem: Netflix (Divulgação)
Havia um maldito buraco na sala que a protagonista estava, que totalmente quebrava a premissa do longa, uma vez que a mesma mostrava esta “trancada” em uma sala e devia “impedir” os bandidos de entrarem e acionarem uma bomba. Sendo “indiretamente” bancado pelo ator Chris Hemsworth (marido de Elsa Pataky, que vive a personagem principal aqui), o único intuito aqui é nitidamente do mesmo tentar vender sua esposa para a indústria como uma atriz de ação. Só não foi o primeiro da lista, pois ela ficou guardada para um obra “melhor”.
01 – O Meme do Mal
Imagem: Star+ (Divulgação)
Este filme realmente não deveria nem ter sido produzido, para começo de conversa. Com intuito de pegar os “fãs” do meme da MOMO, nada neste filme funciona e eles ainda abusam da inteligência do espectador ao tentar deixar aberta a brecha para uma possível continuação! Lançado de forma bastante discreta no Star+, provavelmente só conseguiu espectadores por conta de conversas em grupos de Whatsapp e outras redes sociais.
Compre pela Amazon através de nosso link e já estará ajudando o Engenharia! Clique Aqui.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.