Crítica | 'Segredos de um Escândalo' é uma aula de psicologia e mais um show de Julianne Moore - Engenharia do Cinema

publicado em:28/01/24 12:22 AM por: Gabriel Fernandes Amazon PrimeCríticasFilmesTexto

Apoio

Depois de ter trabalhado com Julianne Moore em “O Mal do Século” e “Longe do Paraíso”, o cineasta Todd Haynes repete a parceria com ela no suspense dramático “Segredos de Um Escândalo”. Também estrelado por Natalie Portman (que é uma das produtoras, inclusive), o enredo é levemente inspirado em uma história real, bastante bizarra. Uma mulher de 36 anos que se apaixonou por um menino de 12 anos, e mesmo após engravidar dele, chegou a cumprir pena na prisão e ao sair se casou com ele.

Imagem: Netflix/Diamond Films (Divulgação)

A história acompanha a atriz Elizabeth (Portman), que irá realizar um filme sobre a vida de Gracie (Moore), que se envolveu com Joe (Charles Melton) quando ele tinha 13 anos e hoje permanecem casados e com filhos que estão prestes a irem para faculdade.

Imagem: Netflix/Diamond Films (Divulgação)

Haynes sabe que está lidando com uma história pesada e polêmica, por isso é nítido o enorme cuidado e direção que ele toma em algumas horas. Tanto que o roteiro de Samy Burch (cuja indicação ao Oscar foi merecida) procura estabelecer um arco beirando mais para o suspense psicológico, ao invés do drama. Isso fica bem executado por conta da naturalidade nas atuações de Portman, Moore e Melton (que sofreram uma grande injustiça, por não serem indicados ao Oscar 2024).

Intermediando com a sutileza na direção, que sempre fazia questão de colocar enquadramentos entre Elizabeth e Gracie, para simbolizar que ambas estavam com uma divisória entre elas (que era o próprio Joe), e assim aos poucos começamos a entrar na mente de cada um dos personagens. Não entrarei em spoilers, mas os detalhes em algumas cenas que parecem banais, refletem o que realmente está acontecendo.

Outro destaque bastante é a fotografia de Christopher Blauvelt (“First Cow”), que transparece a sensação de estarmos vendo uma produção dos anos 90/2000, por conta das tonalidades acinzentadas e os filtros que se assemelham a gravação ter sido feita com câmeras Panavision (que era usada no passado, nas produções cinematográfica).

Inclusive, a cereja no bolo desta produção é a trilha sonora de Marcelo Zarvos (“Extraordinário”), que não aparece para exemplificar o óbvio, mas sim casar com as emoções mais profundas dos personagens. Um mero exemplo, é quando Elizabeth vai fazer uma oficina de estudo no aquário onde Gracie e Joe tiveram seu caso no passado.

“Segredos de um Escândalo” é um retrato audacioso, corajoso e reflexivo, que por conta do talento dos envolvidos, consegue ser um baita suspense dramático que resgata os tempos dos bons títulos dos anos 90/2000.



A última modificação foi feita em:abril 4th, 2024 as 09:13


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário