Vamos Recordar?: Nascido em 4 de Julho - Engenharia do Cinema
Considerado por muitos como o grande filme da carreira de Tom Cruise, “Nascido em 4 de Julho” pode ser definido como um filme que não possui uma época exata para se passar. Com um enredo que cada vez mais pode ser pensado e aplicado em quaisquer situações, temos a história de queda de um homem, enquanto busca um ideal para sua vida.
Baseado em fatos reais, a história mostra Ron Kovic (Cruise) que era um adolescente comum, com sua namorada e amigos do colégio. Mas após uma visita de militares nesta, com o propósito de venderem a imagem do exército para conseguirem jovens para lutarem no Vietnã, Kovic acaba sendo tentado e resolve se inscrever. No meio do campo de batalha, acaba sendo baleado e fica paraplégico. Durante sua estadia no hospital do exército, acaba notando que a realidade dos militares é diferente da que lhe foi vendida.
O roteiro de Oliver Stone (que também assinou a direção) e do próprio Ron Kovic (responsável pelo livro que serviu para inspirar o filme), procurou primeiro mostrar a idealização de como a imagem do “sonho americano” pode ser prejudicial quando você está sem rumos na vida. Cruise transpõe isso muito bem, pois existem duas fases do personagem no filme e era bastante difícil conseguir viver a segunda (principalmente na retratação das suas dores, paranoias e decadência na vida).
Sua primeira indicação ao Oscar foi merecida (pena que perdeu para o grande Daniel Day Lewis e seu “Pé Esquerdo”, em 1990). O longa também foi indicado em outras sete categorias, tendo vencido apenas em direção e edição.
“Nascido em 4 de Julho” é um dos maiores clássicos pseudo-políticos do cinema, que ficou marcado como o melhor filme da carreira do Tom Cruise.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.