Crítica - Em Defesa de Jacob (1ª Temporada) - Engenharia do Cinema

publicado em:2/06/20 10:45 AM por: Gabriel Fernandes Apple TV+CríticasStreamingTexto
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download.jpg
Apoio

Essa é uma daquelas séries que tinham tudo para ser um “mais do mesmo”, mas o trabalho excelente da equipe de roteiristas, diretor e elenco, o transformaram em um favorito nas próximas premiações. “Em Defesa de Jacob” é a segunda participação do ator Chris Evans (“Vingadores Ultimato”) no universo das séries (sendo a primeira em “Opposite Sex”, no ano de 2000) e também responsável pela produção desta trama inspirada no livro de William Landay.

Imagem: Apple TV+ (Divulgação)

Evans interpreta o investigador Andy Barber, onde após um misterioso assassinado de um jovem começar a tomar conta de sua cidade, o principal suspeito acaba se tornando seu próprio filho Jacob (Jaeden Martell). Enquanto este apresenta um comportamento frio, Andy e sua esposa Laurie (Michelle Dockery) começam a terem suas vidas regredidas.

Imagem: Apple TV+ (Divulgação)

Histórias com enredos que nos levam a tribunais nunca fogem do padrão. Mas o roteiro de Mark Bomback aponta a seguinte questão o tempo todo “será que Jacob realmente cometeu o ato?”, apesar de sempre jogar pontas para crermos que sim e até mesmo não. O suspense está exatamente nesta pegada, ainda mais pela fria atuação nos olhares de Martell, que em momento algum consegue desapontar (lembrando inclusive Edward Norton em “As Duas Faces de um Crime”).

Mérito também do diretor Morten Tyldum (“Passageiros”) por em momento algum não realizar uma “quebra do assunto”, mas sim sempre optar por encerrá-lo e já pular para outro, sem se tornar banal. Fica totalmente claro que ele estava ciente do potencial do roteiro que possuía em mãos. Com destaque para os dois últimos episódios, com tamanha atmosfera de suspense que ele criou.

Acostumado a ver Evans em filmes de heróis, temos aqui seu primeiro grande papel dramático na carreira e o nosso “Capitão” não decepciona. Sua degradação se dá na mente, em sempre acreditar na inocência de seu filho, e em todo momento ser o carro chefe para alguma coisa de diferente acontecer durante os oito episódios. Ele também possui uma ótima química com Dockery, onde essa sim representa a queda física de uma personagem envolto a situação toda.

Não posso deixar de fazer as menções honrosas aos atores Pablo Schreiber (que vive o advogado de acusação de Jacob) e J.K. Simmons (que interpreta o pai de Evans). Se o nome de ambos forem reconhecidos nas premiações, não ficaria surpreso.

“Em Defesa de Jacob” é o seriado de suspense que estávamos carentes há tempos e sem dúvidas renderá a Apple TV+ seus primeiros grandes prêmios.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:junho 4th, 2020 as 03:34


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário