"...E O Vento Levou" volta a HBO Max com nota antes do filme - Engenharia do Cinema
Após a enorme polêmica em torno da retirada do clássico “…E O Vento Levou”, o filme foi colocado novamente na plataforma streaming da HBO Max, mas agora com uma introdução da apresentadora Jacqueline Stewart, sobre o contexto do filme (via NPR).
“Oitenta anos após o seu lançamento original, …E O Vento Levou é um filme de significado cultural inegável. Não apenas é uma prova das práticas racistas do passado de Hollywood mas também uma obra resistente de cultura popular que fala diretamente sobre as desigualdades raciais que permanecem na mídia e na sociedade até hoje”.
O filme foi retirado da plataforma no inicio deste mês, devido a um comentário do vencedor do Oscar por “12 Anos de Escravidão”, John Ridley, ter alegado que a produção possuía retratos racistas.
Vencedor de oito Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Victor Fleming), Melhor Atriz (Vivien Leigh) e Melhor Atriz Coadjuvante (Hattie McDaniel), a trama é baseada no livro de Margaret Mitchell e mostra a jovem Scarlett O’Hara, durante o tempo da Guerra Civil Americana.
Opinião do Gabriel: Esse filme nunca deveria ter sido removido…
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.