Crítica - A Sala - Engenharia do Cinema
Este é aquele tipico filme que possui uma premissa bastante interessante e tem tudo para ser um divertido suspense, porém os roteiristas optam pelo caminho “mais fácil” para conceber a história e jogam tudo no lixo. Lançado de forma discreta no Amazon Prime Vídeo, “A Sala” tem chamado a atenção dos usuários da plataforma aos poucos, mas já aviso de antemão que não é tudo isso que imaginamos.
A história mostra o casal Kate (Olga Kurylenko) e Matt (Kevin Janssens), que se mudam para uma casa em um local desolado. Em meio as arrumações da mudança, eles acabam encontrando uma sala misteriosa que concebe quaisquer desejos que eles falam dentro dela. Mas tudo começa a ser questionado, quando Kate realiza o desejo de ter um filho.
Já começo destacando a última palavra dita no paragrafo antecessor com outra dita no mesmo: filho e casa. Duas coisas que são extrapoladas em exaustão nos cinemas ultimamente (vide “Os Órfãos” e “Você Deveria Ter Partido“), pelas quais você já sabe o que irá ocorrer e o roteirista Christian Volckman (que também assina a direção), pareceu que este era o caminho certo. Porém se você for analisar como o roteiro deste filme foi concebido, verá que literalmente ele teve a participação de outras quatro pessoas (sendo que algumas apenas “jogavam” situações e outro escrevia os diálogos), ou seja, já estava fadado a uma bagunça total.
Porém não vou deixar de salientar que realmente a premissa deste filme era muito boa e interessante, inclusive algumas consequências são bem relatadas. Mas o excesso de repetições do gênero fazem estas coisas ficarem bastante deixadas de lado e o lugar fica na questão da criança e da casa (onde 80% do longa se passa), apenas. Uma pena que os atores tentam fazer o seu melhor, com uma produção que teve uma concepção tão pífia.
“A Sala” é o tipico filme que tinha uma premissa excelente, porém foi jogada fora por conta de preguiça do cineasta envolvido.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.