"Babenco" é escolhido o representante do Brasil para o Oscar 2021 - Engenharia do Cinema
Premiado em diversos festivais de cinema pelo mundo, o documentário “Babenco” foi selecionado para ser o representante do Brasil no Oscar 2021. Vale destacar que é a primeira vez que o Brasil seleciona um documentário para ser seu representante na principal premiação do cinema.
“É uma maravilha isso, é o primeiro documentário a ser escolhido pelo Brasil a competir. É uma surpresa maravilhosa, o Hector merecia muito isso. Eu acho que o amor venceu”, comentou a diretora e viúva do cineasta Hector Babenco, Bárbara Paz.
Imagem: Imovision (Divulgação)
Segundo a sinopse oficial, “Eu já vivi minha morte, agora só falta fazer um filme sobre ela” – disse o cineasta Hector Babenco a Bárbara Paz, ao perceber que não lhe restava muito tempo de vida. Ela aceitou a missão e realizou o último desejo do companheiro: ser protagonista de sua própria morte. Nesta imersão amorosa na vida do cineasta, ele se desnuda, consciente, em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida. Do primeiro câncer, aos 38, até a morte, aos 70 anos, Babenco fez do cinema remédio e alimento para continuar vivendo. Tell me when I die é o primeiro filme de Bárbara Paz, mas, também, de certa forma, a última obra de Hector – um filme sobre filmar para não morrer jamais”
A estreia está prevista para a próxima quinta-feira, 26 de novembro, nos cinemas nacionais.
Opinião do Gabriel: Acho que agora vai faturar, pelo menos, a indicação!
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.