Vale a pena assinar o Disney+? - Engenharia do Cinema
Após mais de um ano aguardando, finalmente chegou em nossas terras o serviço streaming do Disney+. Com a proposta de armazenar todo o extenso catálogo de produções televisivas e cinematográficas da Disney, o mesmo chegou por aqui com bastante alarde. Além de ter cancelado a produção de mídias físicas para venda e inibido as emissoras televisivas (inclusive a própria Rede Globo, que possui contrato com a casa do Mickey há certo tempo) e outros serviços streaming de continuarem com seus filmes, a Disney usou uma estratégia polêmica e bastante controversa: quer ver conteúdos dela? Então assine o Disney+.
Foi então que a partir da meia-noite desta madrugada o sinal começou a chegar aos poucos no Brasil, aparecendo timidamente em vários aparelhos de celulares, videogames, Smarts TVs e outras coisas. Mas apenas por volta das 7 horas da manhã, o Disney+ já estava disponível definitivamente no Brasil. A principal dúvida que tenho ouvido nas últimas semanas é “vale a pena assinar o serviço da Disney, no meio de tantos outros?“. A minha resposta é: vale cada centavo!
Imagem: Autor (Divulgação)
Diferente de serviços como Amazon e Netflix, pelos quais você possui todo o catálogo na página inicial e ainda há abas secretas com conteúdos “inimagináveis“, enquanto no Disney+ é tudo mais simples de ser encontrado. Quer ver um filme? Acesse a aba “Filmes“; “Quer ver uma série?” Acesse a aba “Séries” e assim sucessivamente. Com ênfase de imediato nos conteúdos originais do Disney+, da Marvel, de Star Wars, Pixar e National Geographic, a casa do Mickey nos promove uma única sensação: nostalgia.
Não importa a época que você tenha nascido, pois à medida que vai avançando no catálogo se depara com títulos que marcaram a infância e juventude de várias pessoas (no meu caso animações como “Hora do Recreio” e filmes como “Enlouquecendo Meu Guarda-Costas” e “Pesos Pesados“).
Imagem: Autor (Divulgação)
Mas muitos estão se questionando sobre o fato de “ainda faltar conteúdos da Disney e Fox no catálogo”. A minha resposta é bem sucinta e peço que você tenha “paciência”, pois TODAS as produções vão entrar na plataforma, nas próximas semanas em diante. Devido a escassez na produção de novos conteúdos pela pandemia, a Disney está literalmente segurando às produções para lançarem daqui em diante. Nos EUA e Europa o processo ainda está acontecendo desta forma (sim, ainda não há todas as produções no Disney+ pelo mundo). O que importa é que todos os já lançados estão disponíveis em HD (já que algumas produções bem clássicas ainda não foram adaptadas) e em 4K.
Porém, um descuido da plataforma foi o fato de terem disponibilizado carros chefes do serviço como “Hamilton” ainda sem legendas e alguns conteúdos, como a série “Bis”, ainda sem dublagem em português (embora seja plausível, devido a pandemia, mas não havia um aviso sobre esta questão sequer). Isso sem mencionar em breves travadinhas antes de iniciar definitivamente quaisquer conteúdos (pelo menos nos dispositivos que usei, relataram este erro). São erros que valem ser mencionados, mas acredito que sejam solucionados nos próximos dias.
Imagem: Autor (Divulgação)
Mas voltando as qualidades do serviço, outro fator que chama bastante atenção no Disney+ é a possibilidade de mais usuários verem um mesmo filme em conjunto através de uma opção chamada “GroupWatch”. Nela são permitidos seis acessos simultâneos para um mesmo conteúdo (independentemente de qual seja).
Com a extinção da mídia física do estúdio se aproximando no Brasil, a Disney retratou o problema de não conseguir depositas seus conteúdos extras de uma forma simples e colocou a opção para acessa-los em todas de suas produções. Algumas contém cenas excluídas e bastidores, porém, outra mais pequenas e pouco famosas, possuem apenas clipes e trailers.
Ainda está indeciso sobre o que exatamente tem no catálogo? Ou quais filmes você quer assistir? Só acompanhar o nosso site e redes sociais, pois sempre iremos colocar dicas de produções disponíveis no catálogo.
Para mais informações sobre o serviço streaming e assinaturas, clique aqui.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.
A internet hoje em dia ajuda muito com informações e leva
as pessoas aos lugares que elas nunca imaginaram, mas
existem alguns artigos na internet que são pura perda de
tempo. Posso dizer que seu artigo ajudou muito e também
é extremamente útil. Obrigado pela informação e
compartilhado no meu facebook.