Crítica - Cinemagia: A História das Videolocadoras de São Paulo - Engenharia do Cinema
Videolocadoras já se tornaram lenda em algumas regiões do Brasil e pelo mundo. Somente aqueles que cresceram dentre meados dos anos 80/2000, sabem a emoção que era entrar naquele comércio e alugar uma fita de vídeo. “Cinemagia: A História das Videolocadoras de São Paulo” não só retrata essa sensação durante seus 100 minutos de duração, mas também explica como essa cultura chegou na maior cidade do país.
Imagem: Versátil Vídeo (Divulgação)
Dirigido e escrito por Alan Oliveira, o documentário não conta com um narrador para contar a trajetória das videolocadoras, mas sim com relatos dos próprios donos destas, críticos de cinema (como o grande Rubens Ewald Filho) e até mesmo clientes assíduos. Dividido em vários capítulos, a todo momento ele deixa claro todas as passagens e épocas vividas pelos estabelecimentos e suas dificuldades.
Imagem: Versátil Vídeo (Divulgação)
É de se impressionar também o acervo de reportagens (com destaque para uma envolvendo uma espécie de CCXP do Vídeo, contando com uma participação do próprio Celso Russomano), fotos e principalmente o cuidado que todos eles possuem com seus estabelecimentos e filmes.
A narração também acerta em saber explorar vários pontos polêmicos na área como a chegada da Blockbuster, a pirataria massiva e como os serviços streaming estão derrubando vários estabelecimentos aos poucos (este sem dúvidas, emocionará todos aqueles que já andaram em um corredor de videolocadoras). Tudo isso feito com uma maravilhosa montagem, que em determinados momentos parecem estarmos vendo uma fita de vídeo (porém a fotografia poderia ter trabalhado mais a imagem, para ficar similar a de um VHS).
Em uma era onde a mídia física está se despedindo do Brasil e nós colecionadores estamos lutando para mostrar resistência, “Cinemagia: A História das Videolocadoras de São Paulo” é um filme obrigatório! Por isso, pegue seus lencinhos e embarque nesta magia!
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.
[…] era a rotina das vídeo-locadoras (inclusive, ela deve desconhecer o excelente documentário “Cinemagia“), uma vez que o foco acaba sendo mais conflitos pessoais e amorosos dos personagens, ao […]