Crítica - Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre - Engenharia do Cinema
Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlin, o drama “Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre” vem carregando várias polêmicas desde seu lançamento. Devido à temática mostrando a reação de uma jovem mediante a situação de um possível aborto, muitas pessoas levaram a produção para um lado pseudo-politico e não analisaram a obra como deveria (alguns sequer pararam para conferir a produção dirigida e escrita por Eliza Hittman).
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
A história tem inicio com a adolescente Autumn (Sidney Flanigan) descobrindo que está grávida. Tentando esconder a situação de tudo e todos, ela resolve contar para sua melhor amiga Skylar (Talia Ryder) que lhe acompanhará em uma viagem para aquela realizar um aborto espontâneo.
Imagem: Universal Pictures (Divulgação)
A palavra ideal para definir a produção de Hittman é “sutileza”, pois durante boa parte do filme ela apela para os olhares, sensações e atitudes de Autumn, sem que ela necessite transpor tudo em diálogos banais e clichês. A principal mensagem que ela quer chegar neste quesito é “será que ela está fazendo a decisão certa?” e isso funciona! Porque o tempo todo está na mente da protagonista e sentimos o que ela está vivenciando. Inclusive o destaque vai para uma cena onde ela conversa com uma médica sobre suas experiências sexuais, cujo silêncio de fundo representa seu arrependimento e receio de estar ali.
Claro que para apresentar isso em uma forma que não fique muito cansativa ou chata, a diretora apela para o recurso como se estivéssemos vendo um “road movie dos anos 80” (filmes que se passam em grande parte nas estradas).
“Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre” é o típico filme que nasceu com o rótulo de “amei ou odeie”, pois sua temática é explorada de tal maneira que o debate sobre o aborto pode ser explanado usando este filme como exemplo.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.