CAFÉ COM LIVROS: "Desaparecido Para Sempre" - Engenharia do Cinema

publicado em:11/09/19 3:09 PM por: Gabriel Fernandes Café com Livros

Por Luana Maccioni

Titulo: Desaparecido Para Sempre
Titulo Original: Gone for Good
Autora: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2010
Avaliação:  ⭐⭐⭐⭐⭐ 

Sinopse: No leito de morte, a mãe de Will Klein lhe faz uma revelação: seu irmão mais velho, Ken, desaparecido há 11 anos e acusado do assassinato de sua vizinha Julie Miller, estaria vivo. Embora a polícia o considere um fugitivo, a família sempre acreditou em sua inocência. Ainda aturdido por essa descoberta e tentando entender o que realmente aconteceu com seu irmão, Will se depara com outro mistério: Sheila, seu grande amor, some de repente, e o FBI suspeita do envolvimento dela no assassinato de dois homens. Apesar de estarem juntos há quase um ano, Sheila nunca revelou muito sobre o seu passado. Enquanto isso, Philip McGuane e John Asselta, dois criminosos que foram amigos de infância de Ken, passam inexplicavelmente a rondar a vida de Will. Para descobrir a verdade por trás desses acontecimentos, ele conta apenas com a ajuda de Squares – seu colega de trabalho em uma fundação de assistência a jovens carentes e proprietário de uma escola de ioga famosa entre as celebridades, o que lhe garante acesso a topo tipo de pessoas e de informações.

Harlan Coben mais conhecido por todos como “mestre das noites em claro”, é de longe é um dos meus autores de suspense policial preferido. As histórias são sempre muito bem construídas, ágeis, com boas reviravoltas, finais que podem mudar a história por completo. Sempre amei o gênero de suspense policial, mas já tive tantas decepções com livros chatos e com tantas pontas soltas que no final só restava avaliar com a melhor frase definição no estilo Sócrates: “Só sei que nada sei”. Harlan não deixa pontas soltas, ele deixa a mente solta. E quando pensamos que desvendamos tudo, o final destrói nossa teoria e supera a nossa expectativa.   

Em Desaparecido para Sempre, alias foi o meu primeiro contato com o autor, Will Klein descobre que seu irmão, Ken, pode estar vivo. Ken foi acusado pela morte de Julie, ex-namorada de Will. A vida de Will muda completamente após saber disso e ele se vê perseguido pelo FBI e pelos inimigos de seu irmão.

A partir daí, o protagonista tenta descobrir o que aconteceu com seu irmão, afinal de contas ele nunca acreditou que Ken pudesse ser um assassino e para piorar sua namorada Sheila some. Mesmo parecendo um novelão mexicano, juro, a narrativa é muito bem construída e com personagens cativantes. Will acaba se revelando um protagonista interesse e que nos apresenta em seu ciclo de personagens o seu colega de trabalho, Squares. Que personagem interessante! Certamente meu personagem favorito!

A grande sacada do autor é justamente criar personagens com conflitos internos e externos reais, com pitada de humor e alguma moral. Se você é daqueles que lê livros de suspense e tem a necessidade de formular teorias ou até mesmo adivinhar em vez de deixar as respostas fluírem aos poucos, minha dica é “ele escreve e envolve como um mágico”. E como um bom show de mágica as respostas estão bem diante dos seus olhos, mas no palco secundário, onde não estão os holofotes.

Fica então a minha recomendação para os amantes de suspense, com uma pitada mínima de romance. Até a próxima…

Luana Maccioni: Engenheira, mas apaixonada por tudo ao mesmo tempo. Amante de café e fotografia. Mochileira por hobby.



A última modificação foi feita em:setembro 17th, 2019 as 13:01


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário