Critíca - The Fresh Prince of Bel-Air Reunion - Engenharia do Cinema
Lançada em 1990 a série “Um Maluco no Pedaço” foi responsável por levar ao estrelato o ator Will Smith. Sendo exibida durante anos pelo SBT, é inevitável o programa não ter feito parte da rotina dos brasileiros (que até hoje demonstram carinho pelo mesmo). Quando foi anunciado o HBO Max, o serviço tratou de colocar como um de seus carros chefes um especial com o reencontro de todos os atores do icônico seriado (que também fez um enorme sucesso nos EUA). “The Fresh Prince of Bel-Air Reunion” é feito de uma maneira simples, mas que consegue trazer a tona algo que todos nós sentimos falta: o espírito do programa (ao contrário do recente “Friends: The Reunion“).
Imagem: HBO Max (Divulgação)
Durando quase 80 minutos, o especial conta apenas com os atores Will Smith, Tatyana Ali, DJ Jazzy Jeff, Joseph Marcell, Karyn Parsons, Alfonso Ribeiro e Daphne Reid comentando situações que os marcaram nos bastidores e histórias que os levaram até ali. Tudo intercalado com imagens de arquivo e do próprio seriado, tendo como um “apresentador” o próprio Will.
Imagem: HBO Max (Divulgação)
O mérito do especial ter dado bastante certo em grande parte foi do diretor Marcus Raboy, que certamente é um fã do seriado e estava ciente de que os fãs realmente querem ver algo bastante marcante e que não exigisse muito (afinal, estamos falando de algo gravado no primeiro “alívio” da pandemia do coronavírus). Seja através da homenagem de James Avery (intérprete do icônico Tio Phill), ou no momento onde Will faz as pazes com a primeira intérprete da personagem Tia Vivian, a atriz Janet Hubert (que saiu do seriado na terceira temporada, por causa de um conflito entre os dois).
Na conclusão das situações citadas é iminente as lágrimas e risos, pois sempre que estes dois momentos delicados são jogados, um momento feliz é jogado para dar um “delay” para o próximo momento de choro. Apesar de alguns momentos no fundo acabarem tendo a sensação de “marketing” (como a situação englobando Hubert), os olhares de todos são meramente genuínos e o público facilmente compra a situação pautada.
“The Fresh Prince of Bel-Air Reunion” acaba sendo uma aula de como fazer um especial de reencontro de um seriado que possui uma uma legião de fãs, e em seu desfecho acaba nos dando vontade de dar o play no clássico “Um Maluco no Pedaço” no próprio HBO Max.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.