Crítica - Sócrates - Engenharia do Cinema
Logo em sua introdução, o longa “Sócrates” deixa claro que esta é uma obra idealizada pelo “Instituo Querô”, uma organização que procura tirar jovens de condições delicadas e transformá-los em profissionais do cinema, na cidade de Santos e na baixada santista. Apresentado em diversos festivais do mundo, rendeu ao protagonista Christian Malheiros a indicação ao prêmio de melhor ator, no Independent Spirit Awards (tendo perdido para o ator Ethan Hawke).
A trama mostra o jovem de 15 anos Sócrates (Malheiros), onde após a perda repentina da mãe, tenta lutar para sobreviver em uma sociedade envolta a extrema miséria e preconceito por sua opção sexual, somando ao medo de não conseguir se virar sozinho.
A direção de Alex Moratto consegue fazer algo bastante similar com o trabalho de Barry Jenkins em “Moonlight”. Porém ele não adentra as questões dramáticas, como o longa citado. Aqui as situações vão ocorrendo, e já pulam para as próximas sem ficar parado “lamentando” os arcos vivido por Sócrates. Ele sempre procura fazer enquadramentos nas expressões deste, às exaltando para o público como forma de adentrarmos em seus sentimentos. E dentro do contexto, o recurso funciona.
Mas o grande destaque não é da direção, mas sim a atuação de Malheiros. Tudo isso funciona graças a forma pela qual ele entra no personagem. Vemos que ele incorporá como se fosse algo vivido realmente por ele. Os outros atores realmente não possuem chance perto de sua atuação, o que fez merecidamente ele ser indicado ao Spirit.
Um fato muito interessante é que a produção foi filmada nas cidades de Santos e São Vicente (nessa em grande parte). O enorme cuidado pelo qual a produção teve nos quesitos de edição e mixagem de som, é notado de forma eminente. Cenas filmadas no centro desta e dentro dos ônibus intermunicipais (lugares com uma acústica extremamente horrível) e ainda possuírem um áudio excelente, mostra o enorme cuidado que a equipe teve.
“Sócrates” foi um dos raros casos de produções nacionais, onde com um orçamento extremamente minimo, conseguiu realizar um trabalho de grande qualidade.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.