Crítica - I'm Your Woman - Engenharia do Cinema
Lançado em 2020, este é o típico filme que não damos absolutamente nada ao ver ele em um catálogo de streaming, mas acabamos surpreendidos à medida que embarcamos em sua história. “I’m Your Woman” é o primeiro grande filme estrelado por Rachel Brosnahan (conhecida por estrelar a série da Amazon, “Maravilhosa Sra. Maisel“), e certamente chama bastante atenção por conta de sua temática “diferente”.
Imagem: Amazon Studios (Divulgação)
A história gira em torno de Jean (Brosnahan), cujo marido Eddie (Bill Heck) aparece com um bebê em sua casa e diz que acabou de adotá-lo. Mas, ela não esperava que algumas horas depois o mesmo se mostrou envolvido em uma transação com mafiosos que deu errado, e ela terá de escapar para proteger o seu filho e a própria vida.
Imagem: Amazon Studios (Divulgação)
O roteiro de Julia Hart (que também cuida da direção) e Jordan Horowitz explora uma atmosfera que nunca paramos para pensar nos filmes de mafiosos: o que às cônjuges dos mesmos estão passando, enquanto os maridos estão em suas transações e problemas? É aí que entra a personagem de Brosnahan, que nitidamente nos faz sentir na pele a situação de sua personagem. Seja por um olhar, andar e até mesmo choros constantes do bebê (que graças a excelente mixagem de som, consegue transpor para nós a raiva que ela sente nessas horas).
Outro peso bastante favorável é a atmosfera de suspense criada por Hart. Ciente de que toda a história se passa aos olhos de Jean, ela consegue tirar duas cenas de suspense bastante tensas e de pregar atenção na tela (uma vez que, às vezes, não estamos entendendo também o que está ocorrendo). Vide uma cena envolvendo uma fuga na discoteca, onde ela posiciona os olhares em locais específicos e tira possíveis reações na nossa mente (sobre quais atitudes podem ser tomadas por Jean, ali).
“I’m Your Woman” termina sendo uma grata surpresa aos fãs de filmes de máfia, por mostrar um outro lado da moeda.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.