Crítica - A Criada - Engenharia do Cinema

publicado em:7/09/22 10:00 AM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto

De vez em quando me aparecem algumas obras pelas quais não consegui ver na época do lançamento, por conta de N motivos, e acabei conferindo apenas agora. No caso de “A Criada“, pude conferir apenas recentemente, em uma edição em Blu-Ray, lançada e adquirida na Versátil Home Vídeo (cuja edição contém as versões do diretor e de cinema). Dirigida por Park Chan-wook (também responsável pela sucedida trilogia da vingança, começando com o aclamado “Oldboy“), esta produção prova que o cinema coreano é realmente um dos mais interessantes e complexos que existem.    

Imagem: Mares Filmes (Divulgação)

Como estamos falando de uma produção que requer você saber menos, para conseguir comprar o enredo e entrar melhor na narrativa, digo apenas que a história é inspirada no livro de Sarah Waters e gira em torno de Sook-Hee (Kim Tae-ri), que é contratada para trabalhar como criada da solitária e misteriosa Lady Hideko (Kim Min-hee).

Imagem: Mares Filmes (Divulgação)

Com roteiro assinado pelo próprio Chan-wook e Seo-kyeong Jeong (que já trabalhou com o cineasta em Lady Vingança), temos aqui uma história repleta de mistério, onde em alguns momentos achamos que ele irá para determinada direção, porém acaba cortando para outra. Enquanto a direção corta para um enquadramento com segundas intenções, na verdade o roteiro está mirando para outra direção (e em muita das vezes, nos trás “às escuras” uma mensagem totalmente diferente.    

Sim, há algumas cenas pesadas de sexo e violência, porém não são jogadas de maneira gratuita, mas como um verdadeiro complemento para determinadas cenas apresentadas (o que justificou a censura 18 anos). Estas sempre são enfatizadas anteriormente por algum objeto de cena, olhar, movimento e até mesmo mistérios que são construídos (pelos quais vão sendo moldados, até chegar a hora de reconhecermos o mesmo).    

A Criada” realmente serve como um claro exemplo de que o cinema sul-coreano está cada vez maior, e que devemos mirar nossos olhos para além dos letreiros de Hollywood.

Compre pela Amazon através de nosso link e já estará ajudando o Engenharia! Clique Aqui.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário