Crítica - Tempestade - Engenharia do Cinema

publicado em:13/06/23 9:09 PM por: Gabriel Fernandes Amazon PrimeCríticasFilmesTexto

Originalmente concebido como uma minissérie de 12 episódios, na extinta plataforma de streaming Quibi (cujo propósito era ter episódios com cerca de sete minutos, para serem vistos em dispositivos móveis), foi adquirido pela Prime Video, reeditado e condensado em um longa metragem. E só por conta deste fator, já vemos que “Tempestade” trata-se de um filme totalmente problemático em vários fatores.   

Imagem: Synapse Distribution (Divulgação)

Baseado no livro de Alex Morel, a história gira em torno de Jane (Sophie Turner) que após um período em uma clínica psiquiatra, acaba saindo em uma viagem de avião. Porém, quando este acaba caindo no meio do nada e ela se torna uma das únicas sobreviventes, ela se vê obrigada a se juntar com Paul (Corey Hawkins), para tentarem sair do local.    

Imagem: Synapse Distribution (Divulgação)

Chega a ser engraçado que este projeto possui duas faces totalmente distintas, entre si. Na primeira, temos um drama sobre depressão e outras doenças psicológicas. Já na outra, presenciamos um Thriller de sobrevivência. Se ambos fossem bem trabalhados e fizessem jus ao semblante das situações, seria plausível. Porém, o roteiro de Richard Abate e Jeremy Ungar parece ter sido escrito de forma totalmente distinta e unido na gráfica, para poder entregar ao diretor e atores do projeto, antes de ser filmado.   

Isso sem citar a inexperiência do diretor Mark Pellington (“O Suspeito da Rua Arlington”), em comandar cenas de ação, tensão (onde ele usufrui da técnica sensacionalista de mostrar vários takes diferentes, de uma mesma cena, em sequência), e quando corta para o lado dramático, ele opta por flashbacks e enquadramentos de choros de Turner e Hawkins (que nitidamente estavam com vergonha de atuarem neste projeto).   

Tempestade” termina sendo um verdadeiro caos narrativo, de direção e atuação, resultando em uma verdadeira chuva de horrores.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário