Crítica - Um Dia Cinco Estrelas - Engenharia do Cinema
Não é novidade que o cineasta Hsu Chien sempre procurou mirar em cenários atuais, para colocar em suas obras cinematográficas. “Me Tira da Mira” foi a questão dos blogueiros imbecis (apesar de ser uma sátira na pegada de “Corra Que a Polícia Vem Aí“), “Desapega” foi sobre os gastos excessivos dos brasileiros, e agora em “Um Dia Cinco Estrelas“, ele retrata um dia da vida de um cidadão que se vê obrigado a trabalhar como Uber, para completar sua renda. E apesar de ser vendido como uma comédia, a produção nos faz mais refletir, do que rir.
Imagem: Paris Filmes (Divulgação)
Após o telhado de sua casa ter uma infiltração, suas contas não fecharem e ainda ter de realizar uma festa de aniversário para sua mãe (Nany People), Pedro Paulo (Estevam Nabote) se vê obrigado a trabalhar como Uber para conseguir arcar com as despesas. Só que ele não esperava vivenciar várias situações inusitadas.
Imagem: Paris Filmes (Divulgação)
Nos primeiros minutos iniciais, atire a primeira pedra qual brasileiro de classe média para baixo, não passou situações degradantes com relação a chuvas fortes, problemas salariais e contratempos com filhos. E em meio a este cenário, os aplicativos acabaram sendo uma das grandes saídas para a maioria dos cidadãos ao redor do globo. E isso coincide com o carisma absoluto de Estevam Nabote (que vem de esquetes do Youtube), que com seu carisma e feições, consegue cativar o espectador facilmente.
Em contraponto, temos sua mãe, vivida por Nany People, que nitidamente estava se divertindo no projeto, uma vez que ela interpreta uma personagem que se casa com sua personalidade. Ocorrem algumas participações especiais de nomes como Ed Gama e Danielle Winits, que conseguem se divertir brevemente (embora acabem viajando um pouco, dentro do contexto do enredo).
E para fechar o pacote, ainda acompanhamos um dia na rotina do trabalho da esposa de Pedro, Manuela (Aline Campos). Isso mostra realmente algumas situações inusitadas que os vendedores enfrentam no mercado, em meio a cenários complicados.
“Um Dia Cinco Estrelas” consegue ser uma divertida produção, que nos faz refletir o quão o brasileiro consegue ser criativo e dar a volta por cima, até nas piores situações.