Crítica - Dezesseis Facadas - Engenharia do Cinema

publicado em:9/10/23 8:00 AM por: Gabriel Fernandes Amazon PrimeCríticasFilmesTexto

Se existe algo que canso de comentar aqui no site, é que se temos uma premissa já batida no cinema, pode sair algo bom se o diretor, roteirista e atores conseguirem tirar o máximo de diferencial em sua execução. O que é o caso deste “Dezesseis Facadas“, que é uma mistura de “De Volta Para o Futuro” com “Pânico“, e chegou de forma bastante discreta no Prime Video. Estrelado por Kiernan Shipka (“O Mundo Sombrio de Sabrina“), a própria desde sua primeira aparição já demonstra que estaria em uma verdadeira sátira aos citados e felizmente isso funciona.

Imagem: MGM/Amazon Studios (Divulgação)

Após sua mãe ser vitima de um brutal assassinato, Jamie (Shipka) acaba acidentalmente se encontrando com o mesmo serial-killer. Na fuga acaba indo parar em uma maquina do tempo, retornando justamente para os anos 80, quando aquela era jovem e teve suas amigas mortas aparentemente pelo mesmo assassino. Então, ela se vê em um cenário para impedir que eles aconteçam.   

Imagem: MGM/Amazon Studios (Divulgação)

A trinca de roteiristas David MatalonSasha Perl-Raver e Jen D’Angelo, sabem o quão conhecida já é este tipo de premissa, e para se diferenciar eles colocam Jamie (cujo nome já homenageia a scream-queen Jamie Lee Curtis, de “Halloween”) envolta a várias referências da cultura pop.

Além dos citados, ela vivencia não só outros filmes slasher (se eu falar muitas destas citações, vou tirar a graça), como tudo é apresentado de uma forma cartunesca, ou seja, a violência não é mostrada como algo triste, mas sim cômico (em determinadas situações).    

Outro acerto do enredo, é Jamie não conseguir entender (e muitas vezes não se conformando) o quão bizarro alguns comportamentos que hoje são considerados “tóxicos”, mas naquela época eram de boa (como piadas, posturas e vestimentas). Resultando em várias discussões engraçadas entre ela e as versões adolescentes de seus pais e amigos destes. Ainda mais quando temos Shipka (que é idolatrada por muitos adolescentes atuais), personificando os próprios nesta situação.

Dezesseis Facadas” é uma ótima e breve surpresa no catálogo do Prime Video, que agrega ainda mais ao fato de ser possível fazer divertidas produções com temas já conhecidos exaustivamente pelo público.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário