Crítica - Dinheiro Fácil - Engenharia do Cinema
Em pleno cenário de pandemia, com as economias mundiais colapsando e enfrentando várias instabilidades, o entusiasta no assunto Keith Gill (interpretado aqui por Paul Dano) acabou descobrindo uma estratégia viável de investimentos nas ações da loja de games em mídia física GameStop, que poderia ir na contramão de toda Wall Street. Quando ele se mostrou certo, esta não só acabou enfrentando uma crise inesperada, como também ninguém entendeu o que realmente aconteceu.
Imagem: Sony Pictures (Divulgação)
E dentro deste contexto, tendo como base o livro ‘The Antisocial Network’, de Ben Mezrich, ‘Dinheiro Fácil’ estabelece sua trama, não só por intermédio do próprio Keith, como também pelos magnatas da bolsa estadunidense e pessoas comuns (que seguiram as instruções do primeiro, em seu canal do Youtube).
Imagem: Sony Pictures (Divulgação)
Pode parecer em um primeiro momento que este longa tenha o mesmo escopo de ‘A Grande Aposta‘ (que venceu o Oscar de roteiro original, pela forma de como explicou a crise imobiliária dos EUA, nos anos 2000), porém o roteiro de Lauren Schuker Blum e Rebecca Angelo procura estabelecer este conhecimento por conta do próprio Keith, que explica resumidamente, como tudo aquilo funciona e ele via que realmente dará certo.
Ao mesmo tempo que vivenciamos os problemas de uma pessoa leiga para entender como funciona o esquema de bolsa de valores (em cenários comuns como hospitais, universidades e comércios), acompanhamos o quão os grandes leões de Wall Street não estão preocupados com seus investimentos certeiros (enquanto a própria GameStop só crescia). E por conta do trabalho do roteiro, o recurso funciona. Porém, não existe um aprofundamento nos personagens, uma vez que eles são usados apenas como veículos de compreensão.
Por conta disso, não é de se dizer que existe alguma atuação marcante (como foi no longa citado anteriormente), mas sim uma narrativa de fácil compreensão e que nos faz gostar e entender o contexto da trama. A produção só acaba pecando um pouco na retratação da pandemia, pois a sensação é que embora a história se passe na época do final do lockdown/surgimento da vacina, a atmosfera não é das melhores nesta narrativa (lembrando que este é um dos primeiros filmes que mostram o assunto).
‘Dinheiro Fácil‘ é mais um divertido filme sobre o universo da bolsa de valores, que consegue deixar sua compreensão totalmente clara para o público leigo no assunto.