MARVEL É CINEMA: "Capitão América: O Primeiro Vingador" - Engenharia do Cinema

publicado em:3/11/19 1:00 PM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto

Em meio as discussões de diversos cineastas de renome, sobre a Marvel fazer ou não cinema, o “Engenharia do Cinema” resolveu desenvolver o quadro “Marvel é Cinema”. O propósito será fazer uma revisão diária de pelo menos dois longas do estúdio, de “Homem de Ferro”, até o grande “Vingadores Ultimato”.

Neste texto sobre “Capitão América: O Primeiro Vingador”, não hesito em dizer que este foi o melhor da fase 1 (sem contar o próprio “Vingadores”), e o inicio da melhor trilogia da Marvel (até agora).

Imagem: Marvel (Divulgação)

A história tem inicio na primeira guerra mundial, onde o fraco e pequeno soldado Steve Rogers (Chris Evans), passa por um experimento genético que o faz possui um corpo musculoso e capacidade sobre-humanas. Rotulado pelo exército de Capitão América, ele passa a se tornar o principal simbolo do mesmo. Mas ele acaba tendo de enfrentar o grande vilão da corporação Hydra, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving).

Imagem: Marvel (Divulgação)

Essa história teve a infelicidade de muitos fãs da Marvel já saberem o seu desfecho, e que a trama de Joe Johnson (“Jumanji”), acabaria ligando direto com “Os Vingadores” (tanto que a cena pós-créditos, é justamente a primeira prévia do próprio). Neste filme temos um elenco de coadjuvante de pesos, como Tommy Lee Jones, Stanley Tucci e o próprio Having (que posteriormente não interpretaria mais o personagem, nas duas sequências finais de “Vingadores).

Mas essa foi a produção crucial para revelar os então astros Sebastian Stan e Hayley Atwell (que alguns anos depois, ganhou uma série solo de sua personagem, a Agente Carter). Os papéis deles não são grandes, em relação ao que já tiveram no decorrer da “Saga do Infinito”, mas foi um ótimo inicio.

Quanto a direção de Joe Johnson, ele optou por referenciar e muito o estilo de Steven Spielberg, onde a todo momento parece que estamos conferindo ao clássico “Caçadores da Arca Perdida”, tamanha nostalgia que a narrativa passa.

“Capitão América: O Primeiro Vingador” pode-se dizer que foi realmente o primeiro grande filmão da Marvel, nos cinemas.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário