Crítica - Carcereiros: O Filme - Engenharia do Cinema

publicado em:8/12/19 12:55 PM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto

No lançamento da plataforma streaming “GloboPlay”, o seriado “Carcereiros” (baseado no livro de Dráuzio Varella) foi um dos grandes sucessos do serviço. Estrelado por Rodrigo Lombardi, como o carcereiro Adriano, a trama trazia uma crítica social de como o tratamento é bastante precário e inseguro para quem trabalha nos presídios brasileiros.

Imagem: Globo Filmes (Divulgação)

O filme não foge muito disso e mostra basicamente uma “condensação” da mensagem da série, mas obviamente com outro arco. Aqui Adriano é designado a cuidar de Abdel (Kaysar Dadour) um preso internacional, que irá passar uma noite em seu presidio. Devido a gravidade do crime deste, os presos acabam o jurando de morte e aquele verá que não será uma noite simples.

Imagem: Globo Filmes (Divulgação)

Não irei adentrar muito na trama, pois ela aparenta ser uma coisa nos primeiros minutos, mas depois dos 40, muda por completo. O roteiro transpõe essa mudança e ela faz sentido no contexto da história, mas o problema decai em cima da direção de José Eduardo Belmonte (“Alemão”). Além de não parar um segundo com a câmera, e constantemente colocar enquadramento no rosto dos atores, fica claro que às vezes a técnica foi utilizada por conta do pouco tempo hábil para as filmagens do filme (não sobrando tempo para treinamento do elenco com lutas, manuseamento de armas e efeitos práticos), e serve para esconder os erros na execução do longa.

Com relação ao elenco o grande nome é Lombardi, pois o ator possui um timbre que fazemos facilmente entrarmos na vida de seu personagem, independente se vimos a série ou não. Seus medos, dramas e problemas são transpostos de uma forma, pela qual tudo soa como verídico. O restante do elenco não teve a importância e intensidade de seu carácter, por isso pode-se dizer que eles foram operantes na função.

“Carcereiros: O Filme” funciona como um divertido filme de ação nacional, mas não chega a ser algo diferente aos últimos lançamentos brasileiros.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:outubro 3rd, 2020 as 22:22


Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário