Os dez melhores filmes da década, segundo o Engenharia do Cinema - Engenharia do Cinema
Nessa última década tivemos os mais diversos filmes e sucessos de bilheterias. Produções que conseguiram fazer história, polêmicas e revolucionar o cinema. Parece que isso ocorre exatamente em toda década, porém devemos dizer que não foram apenas produções de “super-heróis” que dominaram as telonas.
Por isso o Engenharia do Cinema fez uma lista com os 10 melhores filmes lançados dentre 2010-2019. Antes que você já fique indignado com a escolha dos títulos, lembre-se que os mesmos foram selecionados de acordo com o redator deste post.
10 – Meia Noite em Paris (Midnight in Paris, 2010)
Woody Allen em sua melhor forma em anos, não poderia estar de fora da lista. Em um filme que possui grandes toques de “A Rosa Purpura do Cairo”, a trama mostra o roteirista Gil (Owen Wilson, em seu melhor papel na carreira) em uma enorme crise existencial durante uma viagem com a família de sua esposa (Ranchel McAdams) a Paris. No local ele acaba adentrando em uma maquina do tempo, que faz se encontrar com diversos nomes da literatura, arte e cinema do passado.
9 – Argo (idem, 2012)
Esse filme literalmente mostra quando “Hollywood salvou o dia” e o resultado não era outra: levou o Oscar de melhor filme em 2013. Baseado em fatos reais, o longa é dirigido, produzido e estrelado por Ben Affleck, que vive o agente Tony Mendez, pelo qual em pleno anos 70, criou uma produção de cinematográfica de fachada para poder tirar um grupo de agentes da CIA, da embaixada dos EUA, no Teerã. Esse é outro caso famoso, onde, até hoje, diversas produções tentaram copiar o estilo de narração de Affleck e não obtiveram sucesso.
8 – Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (idem, 2010)
Atire a primeira pedra quem não imaginava que “Tropa de Elite 2” seria um dos grandes filmes da história do cinema nacional. Com uma trama que remete, e muito, a realidade, o longa não só alavancou as carreiras de Wagner Moura e José Padilha internacionalmente, como transformou Capitão Nascimento em um herói brasileiro. Até hoje nenhuma outra produção nacional chegou ao mesmo patamar do longa desenvolvido por Padilha.
7 – Amor a Toda Prova (Crazy, Stupid, Love, 2011)
O cinema vem enfrentando há tempos um ápice de comédias românticas. Mas tudo mudou com o lançamento de “Amor a Toda Prova”, em 2011. Dirigido por Glenn Ficarra e John Requa (“O Golpista do Ano”), o longa conta a história de um homem (Steve Carrell), onde após ser traído pela esposa (Julianne Moore), acaba fazendo amizade com um estranho (Ryan Gosling). Aos poucos a relação de ambos começa a transformar a vida da dupla em diferentes perspectivas.
6 – A Pele Que Habito (La Piel que Habito, 2011)
Quase 20 anos depois de uma parceria que parecia fixa, dentre Antonio Banderas e Pedro Almodóvar, “A Pele Que Habito” é um dos filmes mais controversos e interessantes lançados nessa década. Com um dos maiores ploat-twits e uma narrativa que funciona como um “quebra-cabeças”, a história mostra o primeiro como um médico que estuda desenvolver uma pele que seja indestrutível. Mas, para isso, ele esconde uma mulher misteriosa em sua casa e a usa como cobaia. Esse é um dos grandes mistérios que engloba esse divertido suspense.
5 – Coringa (The Joker, 2019)
Ninguém botava fé neste filme até ele ganhar o prêmio principal no Festival de Veneza deste ano. Além de se tornar a maior bilheteria de um filme proibido para menores no mundo, “Coringa” vem chegando com força total para o Oscar 2020, com uma provável vitória de Joaquim Pheonix como melhor ator e as indicações a filme, direção, roteiro e outras técnicas. A história mostra como o famoso vilão do Batman assumiu o respectivo manto em uma sociedade extremamente caótica.
4 – Intocaveis (Intouchables, 2012)
A história de amizade dentre um tetraplégico e seu ajudante extremamente excêntrico, foi um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema francês. Estrelado por François Cluzet e Omar Sy, o longa vem começando a ganhar diversas refilmagens em vários países (inclusive no Brasil), que são meras cópias desta versão. Pensem em uma história que mescla comédia e drama na medida certa, é exatamente o estilo que faz “Intocáveis” um divertido e único longa.
3 – Logan (idem, 2017)
As adaptações do personagem Wolverine para os cinemas já haviam se tornado uma piada nas bilheterias e críticas. Porém, depois que o diretor e roteirista James Mangold ganhou liberdade da Fox para trabalhar naquele que seria o último filme do personagem sendo interpretado por Hugh Jackman, o resultado não poderia ter sido outro. Rendeu a primeira indicação ao Oscar de roteiro adaptado para uma história em quadrinhos da Marvel.
2 – O Irlandês (The Irishman, 2019)
2019 foi um ano grandioso para o cinema, isso não podemos negar. Também foi o ano onde tivemos um dos maiores longas da carreira de Martin Scorsese e este é “O Irlandês”. Com 3h30 de duração, e sendo bancado pela Netflix, o filme vem conquistando diversos prêmios e elogios do público e crítica. A história mostra um caminhoneiro (Robert De Niro) que trabalha como matador de aluguel nas horas vagas e é contratado para ser o segurança particular do poderoso líder sindical Jimmy Hoffa (Al Pacino).
1 – Interestelar (Interstellar, 2014)
O primeiro colocado não poderia ter sido outro. Em uma década onde temos o gênero “aventura de Steven Spielberg” praticamente morto e cada vez mais os longas de heróis tomando conta das telonas, “Interestelar” chegou em 2014 fazendo história. A trama é discutida por muitos até hoje e se tornou favorita de vários cinéfilos (inclusive este que vos fala). A história que mostra um engenheiro (Matthew McConaughey), onde junto a uma equipe da NASA, viajam em um buraco de minhoca para descobrir a existência de outro planeta que abrigue os seres humanos após a extinção de recursos do planeta Terra. Enquanto isso, neste planeta, sua filha (Jessica Chastain) estuda a possibilidade de seu pai ter sucesso na missão.
MENÇÕES HONROSAS
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.