Crítica - Jay and Silent Bob Reboot - Engenharia do Cinema
Em meados dos anos 90, o cineasta geek Kevin Smith criou os personagens Jay e Silent Bob (que também é interpretado pelo próprio). Vários filmes foram feitos na década citada com os personagens, mas apenas dois nos anos 2000 (época onde o público já não demonstrava ter o mesmo interesse pelos citados). Em meio a onda de diversos resgates de franquias do passado, “Jay and Silent Bob Reboot” pode-se definir como um retorno que faz piada desta situação.
A história mostra a dupla Jay (Jason Mewes) e Silent Bob (Smith) indo até Hollywood, em um evento geek rotulado de Chronic Con, para impedirem o reboot de “Bluntman and Chronic” (personagem criado por eles, nos anos 90). O longa é claramente uma sequência do clássico “O Império do Besteirol Contra Ataca”, lançado em 2001 e brinca o tempo todo com isso.
Devido a enorme amizade que Smith com vários nomes da industria do cinema, vemos que em todo momento do filme algum artista famoso aparece em cena. Alguns deles possuem momentos hilários (como Ben Affleck e Jason Lee) e outros sem sentido algum (Matt Damon e Chris Hemsworth). Isso foi praxe no longa anterior, mas o foco de “Jay and Silent Bob Reboot” é mostrar o quão os reboots não são bons para a industria do cinema.
Logo no inicio temos um dialogo ácido dos protagonistas com o personagem de Jason Lee, e além deles satirizarem o próprio filme que estão, nos fazem refletir o quão a industria quer agradar uma minoria protestante, mexendo em histórias que deveriam ficar paradas. Mas não é apenas neste momento que isso é citado, pois as próprias personagens de Harley Quinn Smith e Treshelle Edmond (Milly e Soapy) são claramente as representações do discurso anterior dos personagens.
Já aviso de antemão que “Jay and Silent Bob Reboot” não é um filme que te agradará se você não gosta da industria do cinema ou não entende como algumas coisas funcionam neste universo. Por isso só veja se você se encaixa neste universo, caso contrário perderá tempo.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Critico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.