Crítica - Seberg Contra Todos - Engenharia do Cinema

publicado em:6/03/20 1:39 AM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto
Apoio

Há alguns anos a atriz Kristen Stewart tomou um verdadeiro “chacoalha” de Woody Allen, durante às filmagens de “Café Society” (já que o veterano alegou que ela “não possuía expressões”, e deveria repensar isso). Estamos em 2020 e seu mais novo longa, “Seberg Contra Todos”, é um claro exemplo sobre o fato deste “chacoalha”, ter valido a pena.

Imagem: Buena Vista/Amazon Prime (Divulgação)

Baseado em fatos reais, o longa mostra Stewart como a famosa atriz estadunidense Jean Seberg. Em meados dos anos 60, ela começou a se envolver com o grupo do movimento negro dos “Panteras Negras”, tendo inclusive um caso com o líder destes (Anthony Mackie). Mas à medida que ela começa a abrir mão de sua fama, dinheiro e poder em prol destes, o FBI começa a ver que ela não tem noção do que está se metendo.

Imagem: Buena Vista/Amazon Prime (Divulgação)

Este é o tipico filme feito mais para vender a Kristen como atriz em diversas premiações, do que contar a própria história de Seberg. Tanto que o roteiro de Joe Shrapnel e Anna Waterhouse não consegue deixar claro os reais motivos que levaram aquela a se envolver com o movimento dos Panteras. Pelo que deduzimos na atuação de Stewart, ela é completamente louca, age por impulso e não sabia direito o que estava fazendo de fato. A atriz exerce muito bem isso e transpõe com clareza, mas o texto não há ajuda nesta exploração em momento algum.

Não existe demonstração exata do que foi o movimento dos “Panteras Negras”, o poder de Seberg diante da mídia e afins. Tudo é apresentado de forma muito rasa, inclusive alguns arcos secundários, como o casamento dela com Romain Gary (Yvan Attal) Pai de seu único filho, e suas diversas produções grandes fora dos Eua (como na França e no México).

Essa sua breve trajetória é intercalada com as investigações do FBI, encabeçada pela dupla Jack (Jack O’Connell) e Carl (Vince Vaugh). Enquanto o primeiro se encarrega do arco dramático, o segundo chega inclusive a roubar a cena e gerar diversos momentos engraçados na narrativa (que realmente funcionam).

“Seberg Contra Todos” acaba servindo como reflexo sobre algo que acontece e muito com às celebridades hoje em dia, que é se envolver em diversas causas sociais, sem menor conhecimento e motivo aparente que não seja “aumentar a fama”.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



A última modificação foi feita em:outubro 3rd, 2020 as 22:04


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário