Conheça "Contágio", o filme que "previu" a pandemia do COVID-19 - Engenharia do Cinema

publicado em:19/03/20 12:28 AM por: Gabriel Fernandes ArtigosColunasCríticasTexto
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download.jpg
Apoio

Em meio à pandemia do COVID-19, muitos cinéfilos fizeram renascer um longa de Steven Soderbergh (“Onze Homens e Um Segredo”), lançado em 2011. “Contágio” conta com astros como Matt Damon, Kate Winslet, Jude Law, Laurence Fishburne, Gwyneth Paltrow e Marion Cotillard. A história é basicamente a mesma situação onde o mundo vive, onde uma pandemia mundial vinda da China que aos poucos começa a dizimar grande parte da população mundial.

Imagem: Warner Bros (Divulgação)

Como se trata de um longa de Steven Sodebergh, vemos diversos arcos paralelos englobando alguns personagens distintos mas de extrema importância. Vemos o cidadão que é imune (Matt Damon), o farsante alegando que foi o primeiro a ser “curado” (Jude Law”), os cientistas que correm contra o tempo para desenvolver a fórmula e os políticos que não sabem quais às atitudes para serem tomadas.

Imagem: Warner Bros (Divulgação)

Já aviso de antemão que é um filme feito com base em diversos diálogos, ao invés da ação em si. Os mais propensos diretamente à realidade são os arcos de Kate Winslet (a cientista que descobre a possibilidade de nascer essa pandemia, logo nos primeiros dias) e do próprio Damon (cujas cenas remetem e muito ao que estamos passando agora, com mercados, ruas e o medo nas ruas de ser contaminado). Rever estes momentos agora, são realmente impressionantes e inacreditáveis.

Outra questão que o filme abrange é o fato de que ninguém sabe exatamente como a pandemia nasceu, muito menos como ela surgiu. O motivo só foi apresentado um pouco após ter sido descoberta a cura (algo que ainda não fazemos ideia de quando ocorrer).

“Contágio” vale a pena ser conferido ou re-assistido nesta época do ano, pois nos fará refletir o quão o ser humano consegue remeter a situações que remetem a ficção em alguma situação caótica e sem outra escolha.

Até o presente momento o filme é EXCLUSIVO do serviço HBO GO.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário