Crítica - Durante a Tormenta - Engenharia do Cinema
Este é um típico caso que vem ocorrendo cada vez mais no mundo do entretenimento, onde temos uma produção realizada em um determinado país para ser exibidas em seus cinemas, e mundialmente, chegando direto pela Netflix. “Durante A Tormenta” é uma produção feita na Espanha, distribuída por lá e em alguns países pela Warner Bros e mundialmente pela Netflix. O motivo dela ter ido para a plataforma foi mais pelo fato dela ter como coadjuvante o ator Álvaro Morte (o Professor de “La Casa de Papel”).
Porém, a história não é centrada nele, mas sim em sua esposa Vera (Adriana Ugarte). Em meio as arrumações em sua nova casa, ela acaba encontrando uma filmadora com uma série de vídeos, sob uma televisão antiga. Nesta, há uma filmagem antiga, do ano de 1989, onde ela consegue manter contato com o garoto que aparece nela (Julio Bohigas-Couto), impedindo sua morte naquela mesma noite. Quando ela acorda, percebe que sua vida foi completamente alterada e ela, então, tenta descobrir o porque de tudo ter acontecido.
Apesar de ter uma premissa já conhecida no cinema, o grande mérito do roteiro de Oriol Paulo (que também assina a direção) e Lara Sendim, que procurou trabalhar a história dentro de caminhos possíveis, mas inimagináveis dentro do contexto. Tudo foi feito bem aos toques das histórias de Agatha Cristie (“O Assassinato no Expresso Oriente”), mas sem puxar muito pro lado da escritora. Claro, existem alguns momentos que o filme desliza um pouco e cai na mesmice padrão. Mas, felizmente, isso é de forma breve.
Antes que me perguntem, o ator do Professor aparece bem pouco no filme (provavelmente ele está no poster mais para chamar atenção aos fãs da sua série), pois o show fica mesmo em cima da atuação de Ugarte. Ela consegue segurar e transpor boa parte do drama de sua personagem e nos faz comprar a importância de ela estabilizar a situação ao normal, ao mesmo tempo se isso “valerá a pena”.
“Durante a Tormenta” é mais um excelente exemplar que o cinema espanhol está cada vez mais indo para caminhos que podem fazê-lo conquistar ainda mais o mundo.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.