Darren Aronofsky queria Joaquim Phoenix como seu Batman em longa não feito em 2000 - Engenharia do Cinema
É isso mesmo que você leu! Em plenos anos 2000, a Warner estava considerando fazer um reboot total da franquia do Batman, após o fracasso de “Batman e Robin”, em 1997. Para isso, chamaram o cineasta Darren Aronofsky (que havia muita proximidade com o estúdio, devido ao sucesso de “Pi”, naquela época) para fazer o novo longa.
A história seria inspirada no arco da HQ “Batman: Ano Um”, porém, na hora da escalação, enquanto ele preferia um então desconhecido Joaquim Phoenix, a Warner estava querendo o então famoso na época Freddie Prinze Jr.
“O estúdio queria Freddie Prinze Jr. e eu queria Joaquin Phoenix. Eu lembro de pensar ‘oh oh’, estamos fazendo dois filmes diferentes aqui. Essa é uma história real. Eram tempos diferentes. O Batman que eu escrevi era muito diferente do tipo que eles acabaram fazendo” Alegou Aronofsky, confessando que o roteiro estava BEM diferente do orquestrado por Christopher Nolan, em “Batman Begins”.
Mas a história não para por aí. Antes de resolver adaptar o arco da HQ citada, Aronofsky queria fazer uma história mais avançada sobre o personagem e teria total inspiração em “O Retorno do Cavaleiro das Trevas”, com Clint Eastwood interpretando o próprio Batman. Mas a Warner lhe fez mudar de ideia e ir para o arco de “Ano Um”.
No final das contas, o filme não acabou saindo e, no último ano, Phoenix acabou assumindo o manto do famoso vilão Coringa, que lhe rendeu seu primeiro Oscar na carreira.
Enquanto atualmente a Warner realiza mais outro reboot do Batman, mas agora o filme conta no elenco Robert Pattinson (como o dito cujo), Zoë Kravitz, Paul Dano, Colin Farrell, Andy Serkis e Jeffrey Wright.
Dirigido por Matt Reeves, a estreia está marcada para 25 de junho de 2021.
Opinião do Gabriel: Fico imaginando se este filme tivesse saído e, provavelmente, não teríamos nenhum filme da franquia de Christopher Nolan.
Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.