Crítica - Estou Pensando em Acabar com Tudo - Engenharia do Cinema

publicado em:7/09/20 10:12 AM por: Gabriel Fernandes CríticasFilmesNetflixTexto
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download.jpg
Apoio

Este é aquele típico filme que sabemos o resultado dele só pelo trailer e o nome envolvido com o roteiro e direção: ninguém vai entender nada de primeira, pois se trata de uma produção do cineasta Charlie Kaufman (vencedor do Oscar pelo roteiro de “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças“). Em “Estou Pensando em Acabar com Tudo“, ele faz a adaptação do livro de Iain Reid e o diretor procura deixar sua marca em diversos aspectos, pois, afinal, estamos falando de uma obra escrita bem no estilo do próprio Kaufman. Por isso, esse texto será dividido em duas partes, onde na primeira haverá uma análise sucinta do filme (sem spoilers) e na segunda será a explicação pro filme (obviamente com spoilers).

Imagem: Netflix (Divulgação)

A trama gira em torno de Jake (Jesse Plemons), que resolve levar sua namorada (Jessie Buckley) para um jantar na casa de seus pais (Toni Collette e David Thewlis) e conhecê-los. No local, ela começa a se questionar sobre tudo o que está ocorrendo e sua própria existência e futuro.

Imagem: Netflix (Divulgação)

A todo o momento Kaufman planta mais dúvidas do que respostas em nossas mentes. Seja pelos constantes diálogos dentre o casal citado e o entrosamento um tanto que estranho com os pais de Jake. Neste tipo de filme, a atuação tem de ser primordial e o quarteto central faz isso com maestria (fazendo nós adentrarmos na mente deles, à medida que eles vão falando e mostrando suas personalidades aos poucos).

Já a direção é mais sutil neste aspecto, pois ela procura sinalizar o que está ocorrendo através de enquadramentos sutis em alguns personagens e a intercalação deles com cenas de um zelador em uma escola. Confesso que é um tanto que complexo entender tudo isso o que Kaufman quer dizer, pois é necessário também prestar atenção nos diversos diálogos (por mais que malucos possam ser) para poder tirar sua conclusão final.

Estou Pensando em Acabar com Tudo” não é um filme feito para agradar a todos, muito menos a grande maioria do público. O objetivo dele é nos fazer assistir, refletir e procurar saber mais informações a respeito para compreender a história.

A MINHA EXPLICAÇÃO DA TRAMA DO FILME

Honestamente é bastante difícil tentar entender os sinais do que o filme quer dizer nos primeiros 40 minutos, pois são apenas vários e vários assuntos jogados ao ar e a confusão só vai aumentando. Porém, em determinados momentos vemos as cenas do jantar na casa dos pais de Jake sendo intercalados com um zelador. Este normalmente está vendo um filme romântico ou até mesmo refletindo sobre situações da vida (sem diálogos ou explicações alguma).

Um pouco antes de cortar para este zelador, Jake tem um assunto com sua namorada sobre como o ser humano gosta de se “imaginar dentro das ficções dos longa metragens”. Essa frase já nos leva a crer aos poucos que o zelador era O PRÓPRIO Jake no futuro, ou seja, tudo se passava como uma ilusão em sua mente. Outro fator que colabora para este fato é que além dele, nenhum outro personagem possui um nome fixo, pois eles sempre estão mudando (principalmente o de sua namorada).

Tudo isso acabou sendo um mero fruto da imaginação dele, pois durante a época que se passa (em grande maioria), ele tinha de cuidar dos pais que sofriam de demência e sequer conseguia viver um relacionamento amoroso. Além do desabafo de sua “namorada” com o zelador, falando que ele era apenas um estranho no bar que ficava lhe encarando e não teve atitude alguma com ela.

E você, qual sua interpretação pro filme?

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema e agora Radialista na Rádio RVD, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário