Espaço do Colecionador Influencers #1 - Cintia Cardoso - Engenharia do Cinema

publicado em:11/06/22 1:09 PM por: Gabriel Fernandes EntrevistasEspaço do Colecionador

Devido ao sucesso do quadro de entrevistas com os colecionadores de mídia física, rotulado como “Espaço do Colecionador“, chegou a vez de fazermos um “spin-off” do mesmo e dar uma voz “um pouco maior” para os influencers e proprietários de páginas do assunto.

Para abrir o quadro, chamamos a influenciadora Maria Cintia Miranda Cardoso (ou Cintia Cardoso, como é conhecida). A pedagoga de 36 anos é uma das personalidades por trás do canal Garagem Collection, e coleciona desde 2010. Mas devido a uma grande amizade com o proprietário deste Alessandro Faria, acabou se tornando um dos rostos por trás do selo citado.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Quando você começou a colecionar?

Cintia: Comecei a colecionar de fato em 2010. No inicio apenas filmes que eu gostava muito, depois a paixão pelo colecionismo foi aumentando, adquirindo outros tipos de edições, algumas mais raras e assim a coleção foi crescendo.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Como surgiu a ideia de começar o seu canal?

Cintia: Eu já tinha vontade de criar um canal e o acompanhamento do trabalho de outros Youtubers do ramo de coleção, cinema e outros só fez aumentar minha inspiração. Mas, no ano de 2021 tive o prazer de conhecer o dono do canal Garagem Collection, Alessandro Faria. Depois de um tempo, ele me fez o convite de fazer parte do canal, e como já acompanhava e gostava muito do conteúdo, aceitei o convite e firmamos essa parceria. Estou muito feliz e projetando para o futuro, juntamente com o Alessandro, muitas novidades para o canal.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Quais são suas maiores edições?

Cintia: Ao longo desse tempo colecionando, acabei adquirindo muitas edições, muitas delas feitas especialmente para colecionadores, mas, a favorita da minha coleção, porque através dela que minha paixão por colecionar surgiu, é a edição do filme “Titanic“, uma edição em VHS duplo de luxo e limitado.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Quais são os maiores problemas que você enfrenta na comunidade de mídia física?

Cintia: Com o declínio da indústria de mídia física (DVD e Blu-ray) e a popularização dos serviços de streaming, o publico interessado nesses tipos de mídias ficou bem menor, sendo reduzido a colecionadores e cinéfilos. Portanto, acredito que esse cenário tenha contribuído bastante para a dificuldade em adquirir novas edições, principalmente de lançamentos. Hoje dependemos muito de distribuidoras independentes que buscam amenizar a crise nesse setor. Os preços elevados e a dificuldade em encontrar determinados títulos na forma de mídia física são umas das grandes dificuldades que no meu caso acabo encontrando ao procurar novos itens para a coleção.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Como você enxerga o cenário atual da mídia física brasileira? Acredita que ainda teremos edições de luxo como as vistas em “O Quinto Elemento” e “Midsommar”?

Cintia: Se depender de nós, colecionadores, o cenário de mídia física brasileira continuará vivo por muito tempo. Mas, é evidente que houve uma queda significativa nesse setor. Com um público cada vez mais exigente, reduzido principalmente a colecionadores, as distribuidoras devem se preocupar em levar uma mídia de qualidade ao seu publico. E no meu ponto de vista já estão atentos a isso lançando edições de luxo. Acredito que outras virão, pois, a maioria dos colecionadores espera por lançamentos nesse nível.

Redes sociais do canal Garage Collection: Youtube, Facebook, Instagram.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários


Muito bom saber que ainda existem grandes colecionadores de dvds, tendo em vista que houve um declinio desse material, o importante é saber que tem pessoas como a cintia para não deixar essa parte da nossa história cinematográfica acabar. Parabéns por valorizar essa arte.

Responder

Parabéns pela entrevista, realmente está cada vez mais difícil para os colecionadores de mídia física, mais fico feliz que ainda tem um grupo que não deixa essa paixão morrer

Responder

Adicionar Comentário