Papo de Colecionador #2 - Mauricio Sampaio - Engenharia do Cinema

publicado em:2/08/22 9:55 AM por: Gabriel Fernandes CinemaEntrevistasEspaço do ColecionadorMídia FísicaNotícias

Já é certo que nós do Engenharia do Cinema nutrimos uma grande paixão pela mídia física, e após o sucesso das entrevistas com diversos nomes da área do colecionismo, chegou a vez de abrirmos as nossas portas para os colecionadores com veículos de comunicação no YoutubeInstragram Facebook.    

Hoje batemos um papo com o proprietário do canal Cine Vox, Mauricio Sampaio, de 43 anos. Colecionador desde o inicio dos anos 2000, o mesmo foi um dos primeiros a explorarem o Youtube e inclusive chegou a testar várias modalidades da plataforma, na época onde o local não era conhecido.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Quando você começou a colecionar?

Mauricio: Bom, em primeiro lugar, grato pelo convite e oportunidade de falar acerca desse hobby. Comecei a colecionar por volta de 2003/2004, quando comprei no Carrefour o DVD de “O Ultimo Imperador“. Na época nem leitor de DVD eu tinha. O filme ficou guardado por anos, até eu poder assistir no meu PC quando coloquei um leitor nele. Mas de forma mais “oficial”, comecei colecionar por volta de 2008 quando comecei a adquirir outros títulos com frequência.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Como surgiu a ideia de começar o seu canal?

Mauricio: Surgiu por volta de 2008, quando o youtube ainda era terra a ser desbravada e não tínhamos essa máfia que se tem hoje em dia. Cheguei a ser o Top 10 da semana com uns videos bem toscos [risos] sobre uma replica de Iphone. Bons tempos!!!! Com o tempo, fui aprimorando meu conhecimento acerca de edição de vídeo e fui evoluindo. Cheguei a dar um tempo por uns anos, por conta de motivos pessoais e estudos, mas depois me engajei mais e, atualmente estou próximo dos 1000 seguidores.
O bom é saber que muitos consideram meu canal relevante e que pelo conteúdo nele agregado, era pra ter mais de 10, 20 mil de inscritos. O anal inclusive, passou por mudanças visuais importantes e hoje, tem uma identidade bem clara. O foco sempre será naquilo que gosto, ou seja, eventos, cultura geek, colecionismo, entrevistas e agora as lives. Alias, convido a todos a conhecerem e se inscreverem.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Quais são suas maiores edições?

Mauricio: Então, essa pergunta pode ser relativizada maiores em tamanho? importância? [risos] Se for ambas seria sem duvida meu castelo Harry Potter, item raríssimo e bem chamativo. Tenho itens aqui bem importantes e que são realmente Giftsets, diferentes das edições lançados hoje em dia. Hoje, qualquer edição é chamada desta maneira. Mas quando se pega um item do inicio dos anos 2000, até meados de 2010 por exemplo, fica claro o que é realmente um Giftset. Destaco na minha coleção também itens como os Gifts de “A Lista de Schindler“, “A Noviça Rebelde“, “O Código Da Vinci“, “Coração Valente” e “Hellboy“. Também tenho itens mais simples que considero ter um valor importante como o DVD de “O Ultimo Imperador” (Meu primeiro DVD), “Era uma vez na America” (um dos primeiros filmes em DVD no Brasil), “Twister” (com seu então inovador Dolby digital 2.0), “O Julgamento de Nuremberg” (raro), “Tropas Estelares” (outro raríssimo), box importado de “Superman“, As latas de “Band of Brothers” e “The Pacific“, entre outros.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Quais são os maiores problemas que você enfrenta na comunidade de mídia física?

Mauricio: Nossa, essa pergunta merecia um livro [risos]. Essa comunidade é extremamente problemática, dividida, cheio intenções e interesses pelos quais, nas muitas vezes, nada favorecem a mídia física em sua essência. Mas claro, existem pessoas que realmente prezam pela mídia física!! Sim, felizmente, mas estão sendo sufocadas pela massa nociva de pseudo colecionadores, oportunistas e etc. Quando eu comento com alguém de fora acerca desse meio, a reação é uma só, incredulidade e quase sempre a mesma observação acerca da necessidade de união e fortalecendo do meio, algo que se mostra cada vez mais impossível.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Como você enxerga o cenário atual da mídia física brasileira? Acredita que ainda teremos edições de luxo como as vistas em “O Quinto Elemento” e “Midsommar”?

Mauricio: Como disse um importante colecionador em minhas lives: “É o canto dos cisnes”, ou seja, estamos presenciando a morte da mídia física em doses lentas e dolorosas. Fazendo um recorte local, diria que são inúmeros os fatores para esse cenário preocupante, dentre eles temos a mudança de pespectiva do publico em relação a como consumir o que querem, temos, uma pandemia que em seus instantes iniciais pode ate ter passado uma ideia de fortalecimento do meio por razões de isolamento social etc, mas que depois se mostrou altamente novivo em função da carga economica desastrosa que veio a galope com o virus chines, temos a erronea proximidade exagerada entre empresas x consumidor,, temos os fanboys e haters e suas praticas nocivas, temos valores altissimos dos titulos lançados, egos inflados, brigas de grupos, os famigerados “cancelamentos” de pessoas e grupos que em nada agregam valor ao segmento, etc. Alias, fica aqui uma reflexão que vi recentemente no canal Adrenalie e dita por Diego Kerber acerca da relação empresa x consumidor: “Empresa não é seu amigo”, assim como tambem não são nossos inimigas mortais kkk E que fique claro que minhas considerações são do ponto de vista pessoal e de consumidor e que já deixei claro meu respeito pelo esforço em se trabalhar com esse segmento, mas tal reflexão se faz necessária e se enquadra perfeitamente no meio da midia física cinéfila, temos também as pré vendas que levaram meses para serem entregues e como o tema foi abordado em certos meios, etc. Mas não só de negatividade se vive nesse meio, como eu disse antes, temos gente realmente positiva, que querem fazer o mercado crescer e a esses deixo minha saudação e felicitação. E que um dia possamos ver diferentes segmentos lutando juntos pela midia fisica e que não vejamos o mesmo cenário da mídia física gamer ( e suas praticas chamadas de mafiosas por influenciados digitais) impregnadas no meio cinéfilo.

Engenharia: Quais são suas outras coleções, além de mídia física?

Mauricio: Além de filmes, series, coleciono também dividas [risos], baldes de pipoca e copos temáticos, alem de artefatos de cultura Geek/Nerd.

Redes sociais do canal Cine Vox: Youtube, Facebook, Instagram.

Compre pela Amazon através de nosso link e já estará ajudando o Engenharia! Clique Aqui.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta, Crítico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário