Comentários sobre indicados ao Oscar 2023 - Engenharia do Cinema

publicado em:25/01/23 8:48 PM por: Gabriel Fernandes ArtigosCinemaColunasNotícias

Realmente o Oscar 2023 está sendo bastante previsível, em relação às outras premiações que já revelaram seus indicados e vencedores (seja SAG, PGA, DGA, Critics Choice e até mesmo Globo de Ouro). Mas uma coisa acaba sendo fato: tivemos muitos filmes que foram esnobados e outros que só confirmaram seu favoritismo.    

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” recebeu 11 indicações, por intermédio de uma campanha que foi bastante comentada por uma grande parcela de usuários do Twitter, que passaram boa parte do ano de 2022, elogiando o longa estrelado por Michelle Yeoh (que recebeu sua primeira indicação como Atriz). Mas a grande surpresa foi que o longa dinamarquês “Nada de Novo no Front” recebeu nove indicações (Filme, Filme Estrangeiro, Roteiro Adaptado, Efeitos Visuais, Fotografia, Trilha Sonora, Som, Cabelo/Maquiagem e Design de Produção).

Como estamos falando de uma cerimônia que irá ocorrer em 12 de março, muitas novidades ainda podem ocorrer nas próximas semanas (pelos quais podem favorecer e desfavorecer alguns indicados). Por isso já prepare suas apostas, pois lá vão os palpites detalhados, sobre os possíveis vencedores.

Obs: Me abstive de comentar as categorias de curtas e documentários, por não ter conferido ainda nenhum título selecionado para as mesmas.

Melhor Filme – “Os Fabelmans”: Provavelmente a Academia irá se render ao “Filme da vida de Steven Spielberg” e encerrar sua cerimônia dando o careca dourado para o aclamado cineasta, em sua belíssima homenagem ao cinema. MAS isso não significa que ainda há chances de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (cuja vitória chamará atenção do público das redes sociais, em especial Twitter) e até mesmo “Top Gun Maverick”, que será um “presente” pelo fato da produção ter conseguido trazer uma grande parcela do público de volta às salas de cinema   

Melhor Direção – Steven Spielberg, por “Os Fabelmans”: Depois de quase 30 anos ter levado seu primeiro Oscar como diretor, por “A Lista de Schindler”, provavelmente o veterano leve o seu terceiro prêmio nesta categoria, por ter conseguido transpor seu amor pela sétima arte. Honestamente, entre os indicados apenas o mesmo realmente merece o prêmio.

Melhor Ator – Brendan Fraser, por “A Baleia”: Este será o momento mais emocionante da noite. Depois de N problemas com a indústria de cinema, Fraser está de volta com tudo e sua atuação neste longa, o trará de volta aos holofotes. Não hesito em dizer que ainda veremos uma confirmação de “A Múmia 4”, ainda neste ano.

Imagem: A24 (Divulgação)

Melhor Atriz – Cate Blanchett, por “Tár”: Estamos falando de uma das melhores atrizes da atualidade, e que até o presente momento vem consagrando seu favoritismo por onde passa.

Melhor Atriz Coadjuvante – Angela Bassett, por “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”: Pela primeira vez na história, a Marvel Studios finalmente conseguirá render um Oscar de atuação, e justamente para uma das mais respeitadas atrizes da atualidade. Sendo um dos principais destaques da produção (e da própria Fase 4, do estúdio), depois da vitória de Bassett muita coisa vai mudar ao citarmos filmes de heróis, nas premiações.

Melhor Ator Coadjuvante – Ke Huy Quan, por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”: Durante boa parte da projeção, pode-se dizer que Quan roubou a cena em uma atuação que mesclava o cômico com o bizarro. Mesmo com Brendan Gleeson (de “Os Banshees de Inishering”) merecendo, os votos dele em grande maioria serão divididos com seu colega de cena no mesmo filme, Berry Keoghan. E isso resultará na vitória de Quan.

Melhor Roteiro Original – Martin McDonagh, por “Os Banshees de Inisherin”: McDonagh é um cineasta que realmente sabe conduzir uma boa história original, e depois de várias indicações ao Oscar, seu trabalho mais ácido e dramático (mesmo sendo vendido como Comédia), vai lhe render seu primeiro prêmio.

Melhor Roteiro Adaptado – Edward Berger, Lesley Paterson & Ian Stokell, por “Nada de Novo no Front”: Sendo uma refilmagem de uma obra que já até ganhou o Oscar de melhor filme, nos primeiros anos da premiação, a obra base foi respeitada de uma maneira, que a adaptação se tornou uma das melhores de 2022.

Melhor Som – “Top Gun Maverick”: Realmente, o longa como um todo foi adaptado para estarmos dentro das aeronaves e isso é feito de forma perfeita e até mesmo impactante (vide o arco da missão, perto do desfecho).

Melhores Efeitos Visuais – “Avatar: O Caminho da Água”: Não existe outro possível vencedor nesta categoria, se não este filme, que conseguiu alcançar a perfeição neste quesito.

Melhor Edição – Paul Rogers, por “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”: Por mais que tenha seus problemas técnicos, se tratando de um filme cuja temática são multiversos e várias realidades distintas, estamos falando de um dos trabalhos mais difíceis entre os indicados. Vai vencer merecidamente.

Melhor Animação – “Pinóquio por Guilhermo Del Toro”: Após mais de 15 anos tentando tirar este projeto do papel, o cineasta mexicano não só conseguiu realizar uma belíssima animação, como a mais impactante adaptação do personagem, na história (uma vez que ela é inspirada no conto original, e não na versão de Walt Disney).

Melhor Trilha Sonora – Justin Hurwitz, por “Babilônia”: Você repara o talento de Hurwitz em exercer sua trilha sonora (regada a muito Jazz e Orquestras), quando a própria batida casa com o ritmo das cenas mostrada no prólogo do filme (que já apresenta uma festa bastante boêmia).

Melhor Fotografia – “Elvis”: Apesar de “Bardo” conter um lindo trabalho neste quesito (que fica melhor quando conferido no cinema), a cinebiografia de Elvis Presley foi mais impactante neste tópico, devido a tamanha imersão dos anos onde o mesmo fazia sucesso, e deixaram nítido no trabalho de Mandy Walker.

Melhor Figurino – “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”: Mesmo com o primeiro longa já ter sido consagrado nesta categoria, os detalhes nas vestimentas dos personagens do Rei de Namor realmente foram muito bem realizados. Embora “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” seja outro forte candidato nesta categoria.

Melhor Cabelo e Maquiagem – “A Baleia”: Existe uma tradição no Oscar, onde toda vez que algum ator ou atriz que é favorito/vencedor em suas categorias, e se ele necessitou de um forte auxilio de maquiagem, provavelmente a mesma acaba levando o careca dourado em sua categoria. Com a possível vitória de Brendan Fraser, certamente este também será o segundo prêmio deste filme.

Melhor Filme Estrangeiro – “Nada de Novo no Front”: Apesar de muitos ainda apostarem no ótimo “Argentina 1984”, este longa dinamarquês da Netflix realmente conquistou a Academia (afinal, conseguiu 10 indicações nesta edição), e não existe outro favorito na categoria, que não seja este.

Melhor Canção Original – “Naatu Naatu” de “RRR”: Esta está sendo uma das categorias mais difíceis do ano, pois estamos falando de cinco músicas realmente muito boas. Porém, será a grande oportunidade de reconhecimento para o cinema indiano, por conta do famoso longa “RRR”.

Melhor Design de Produção – “Avatar: O Caminho da Água”: De todos os indicados, este sem dúvidas foi o filme que mais apresentou originalidade nesta categoria (uma vez que os outros estilos, já foram consagrados em outras edições).

Compre pela Amazon através de nosso link e já estará ajudando o Engenharia! Clique Aqui.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário