A mídia física não vai acabar no Brasil, ainda; Entenda - Engenharia do Cinema

publicado em:1/02/23 9:54 PM por: Gabriel Fernandes Mídia FísicaNotícias

Na última semana a página Blog do Jotacê soltou um artigo a informação que a Cinecolor (selo responsável pelos lançamentos em mídia física dos estúdios Warner, Paramount e Universal, em território nacional), não iria mais produzir títulos em DVD e Blu-Ray para venda, à partir de 01 de abril deste ano. A nota confundiu muitas pessoas, e ocasionou em uma verdadeira confusão na internet (uma vez que sites de notícias estavam cavando até o fim da própria Cinecolor).

Apesar da informação ser confirmada pela própria, na tarde desta terça-feira, 31, muitos acreditaram que realmente não haveria mais outra saída para o setor no país.

Ledo engano, pois vários selos pelos quais estão anunciando constantemente lançamentos no formato (mas por intermédio de masters próprias). Embora sejam filmes catálogos (alguns deles inéditos em mídia física no país), ainda não houve a confirmação de como lojas como FamDVD, The Originals, Bazani, entre outras, farão para trazerem lotes de títulos saídos do cinema (uma vez que ainda estão sendo lançadas várias edições com áudio e legendas em português-BR lá fora, como o recente “Babilônia”). Porém, obviamente estão tendo várias conversas nos bastidores sobre como eles darão a volta por cima.

Mas ainda há a possibilidade de outra empresa assumir a produção dos títulos de lançamentos da Warner e Universal, uma vez que realmente não sabemos 100% o que ocorre em um país com mais de 214,3 milhões de habitantes, e tudo pode ser possível. Vale destacar que a relação da Solutions 2Go e Sony Pictures ainda está acesa (já que não houve manifestação de ambas, sobre a situação), mas não houve sequer uma citação de como ela realmente ainda está (apesar de ainda saírem várias edições com masters de lançamentos em Português-BR, lá fora)      

Um caso recente é do selo Obras Primas do Cinema (que em março lançará seu segundo Blu-Ray 4K, no país), que conseguiu não apenas fechar contrato para trazer títulos do catálogo da Universal Pictures (nesta primeira fase, são 12 títulos), como também da MGM e Studio Canal (que constantemente estão tendo sucedidas edições em Blu-Ray e DVD, no mercado). Embora selos como Versátil e Classicline também possuam seus catálogos voltados para produções mais clássicas, independentes e alternativas.   

Se depois deste artigo, você ainda acha que a mídia física nacional está fechando a tampa do caixão, sugiro que dê uma passada na aba de “pré-vendas” dos sites Colecione Clássicos, FamDVD, Classicline, The Originals, Versátil, Bazani e muitos outros.

Compre pela Amazon através de nosso link e já estará ajudando o Engenharia! Clique Aqui.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário