Crítica - Pokémon: Detetive Pikachu - Engenharia do Cinema

publicado em:26/05/19 11:53 PM por: Gabriel Fernandes CríticasTexto

Qualquer adulto que cresceu nos anos 90 (como esse que vos fala), assistia ao desenho “Pokémon” ou jogava seus diversos games no console portátil “Game Boy”. Com a febre dos bichinhos voltando com o game para o celular, “Pokémon Go!”, era óbvio que Hollywood viu uma excelente oportunidade de encaminhar a franquia para os cinemas, em forma de live-action. 

“Pokémon: Detetive Pikachu” não é inspirado na animação em si, mas sim no jogo citado. A história mostra o jovem Tim (Justice Smith), que após o sumiço repentino de seu pai, ele decide ir até sua cidade para tentar entender o que causou o fato. Lá, ele conhece o antigo parceiro deste, o Pokémon Pikachu (Ryan Reynolds), que se torna o seu “mascote” nessa investigação.

Em menos de cinco minutos de cena, o diretor Rob Letterman (“Goosebumps – Monstros e Arrepios”) cria um arco que remete e bastante ao jogo clássico. Neste momento temos Tim com seu amigo em uma situação bastante familiar quando nós, jogadores, tínhamos de caçar um Pokémon com uma Pokébola. De cara já vemos que será um longa feito e voltado para os fãs e não para os pseudointelectuais do cinema. A todo momento também vemos diversos Pokémons no cenário, seja em pequenas ou grandes participações, onde a principal diversão da narrativa acaba sendo “procurá-los” durante todo o filme (como a maioria das cópias lançadas são dubladas (e como acabei conferindo a mesma, digo que ela está até boa), a tarefa fica mais tranquila). Claro que não se dá pra explorar todo o universo em 95 minutos de projeção e sabemos que, possivelmente, veremos uma nova franquia a caminho.
As atuações não são o foco aqui, pois, quem vai ver esse filme vai atrás APENAS de ver “Pokémons” (e isso é executado com perfeição, seja na narrativa ou nos efeitos visuais). Mesmo assim vemos que apesar de Smith estar bem no papel, assim como Bill Nighy, os outros atores como Kathryn Newton e Ken Watanabe estão bastante deslocados e não hesito em dizer que ambos poderiam facilmente serem excluídos do longa que não fariam diferença alguma. Mas, ainda sim, a dublagem nacional do Pikachu opta por realizar algumas piadas de duplo sentido, onde a risada acaba sendo garantida APENAS aos mais velhos (mas relaxem, que não é nada obsceno).
Mesmo tendo sido vendido como um longa infantil, “Pokémon: Detetive Pikachu” é um filme voltado para FÃS e aqueles que ainda não conhecem o universo dos Pokémons além do jogo do celular e querem começar de alguma maneira.
Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet. 



A última modificação foi feita em:outubro 13th, 2020 as 11:55


Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário