Crítica | 'Evidências do Amor' é uma grata surpresa do cinema nacional - Engenharia do Cinema

publicado em:15/04/24 4:01 PM por: Gabriel Fernandes CríticasNos CinemasTexto

Apoio

Composta por José Augusto e Paulo Sergio Valle, em 1989, a canção “Evidências” foi cantada pela primeira vez por Chitãozinho e Xororó, um ano depois, como parte do álbum “Cowboy do Asfalto”. Mas nos últimos anos, a própria ganhou várias versões, voltou ao gosto popular e é impossível você não saber um trecho dala.

No embalo de sucessos como “Yesterday” e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” (que completa 20 anos, em 2024), “Evidências do Amor” usa e abusa da criatividade ao contar uma história embasada em uma das mais famosas canções brasileiras nos últimos anos. 

Imagem: Warner Bros Pictures (Divulgação)

Após terminar seu relacionamento com Laura (Sandy), Marco Antônio (Fábio Porchat) misteriosamente passa a ser transportado para momentos de seu antigo namoro, sempre que começa a ouvir a música “Evidências”. 

Imagem: Warner Bros Pictures (Divulgação)

Desde seu prólogo, o diretor Pedro Antonio (“Fazendo Meu Filme”) faz questão de mostrar como a canção mencionada, naturalmente faz parte da vida do brasileiro nas mais adversas situações, até colocar na vida de Laura e Marco (que se conheceram ao cantarem esta música no Karaokê). 

Em uma forma sútil, o roteiro de autoria do próprio Antonio com Alvaro Campos e Luanna Guimarães coloca a letra de “Evidências”, como parte da trajetória do casal protagonista. Por intermédio de cada arco e discussão, somos transportados para trechos da música, sem que ela seja repetida exaustivamente e de uma forma brega (tanto que há outras versões que são tocadas aqui, além da mais famosa). 

Porém, como nem tudo é as mil maravilhas, fica perceptível que Sandy não é boa atriz (embora ela já tenha outros trabalhos na área) e o tempo todo é nítido que ela apenas repetia falas do roteiro e não transpunha a vida necessária, muito menos havia uma química com Fábio Porchat (que está hilário e a vontade no papel). 

Brincando com as diversas possibilidades que podem ser feitas nesta possibilidade de “reviver o passado”, o roteiro sabe explorar bem este quesito (inclusive, chega a emocionar em algumas decisões inteligentes).  

“Evidências do Amor” é uma divertida comédia romântica, pelas quais mostra que é possível você executar uma ideia que parece medonha, de uma forma criativa.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários



Adicionar Comentário