Espaço do Colecionador Influencers #2 - Alessandro Faria - Engenharia do Cinema

publicado em:27/06/22 6:05 PM por: Gabriel Fernandes EntrevistasEspaço do Colecionador

Devido ao sucesso do quadro de entrevistas com os colecionadores de mídia física, rotulado como “Espaço do Colecionador“, chegou a vez de fazermos um “spin-off” do mesmo e dar uma voz “um pouco maior” para os influencers e proprietários de páginas do assunto.

Hoje batemos um papo com o criador do canal Garagem Collection, Alessandro Faria. Com 41 anos, o quadrista coleciona desde os anos 90, mas desde 2010 ele administra a página citada. Porém, em 2021 formou uma parceria com a pedagoga Cintia Cardoso, que divide a função com ele no mesmo.

Engenharia: Quando você começou a colecionar?

Alessandro: Comecei a colecionar mídia física (DVDs) em 2003. Em 2014 comecei minha coleção de Blu-rays, mas antes já colecionava CDs também, que nesse caso coleciono desde 1993.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Como surgiu a ideia de começar o seu canal?

Alessandro: Eu já colecionava muitas coisas como CDs, DVDs e Miniaturas. Em 2010 por ideia própria resolvi montar um canal, o mesmo estava indo bem, mas acabei perdendo a conta e desisti do mesmo. Mas entre 2015 e 2016, por incentivo de uns amigos, resolvi voltar aos poucos com o canal. No final de 2021 conheci a Cintia Cardoso, e tive conhecimento da sua vontade em ter um canal sobre colecionismo. Em 2022 fiz o convite, e gentilmente ela aceitou, hoje estamos nessa parceria.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Quais são suas maiores edições?

Alessandro: Bom como tenho muitas que eu gosto, vou citar algumas: “Game Of Thrones” Edição completa, “Uma Noite Alucinante” Edição completa, Espectremam edição completa, “Thundercats Edição completa, “Um Lobisomem Americano Em Londres” Edição especial, entre outras.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Quais são os maiores problemas que você enfrenta na comunidade de mídia física?

Alessandro: A indústria mídia física vem perdendo espaço para as formas de distribuição digital, como serviços de streaming. Hoje em dia está precário você encontrar um título que quer muito ter na coleção, devido à falta de produtos para venda. Outro fator que contribui, são os preços absurdos dos itens, e quando você acha para comprar. Muito difícil encarar essa realidade, principalmente nós colecionadores.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Como você enxerga o cenário atual da mídia física brasileira? Acredita que ainda teremos edições de luxo como as vistas em “O Quinto Elemento” e “Midsommar”?

Alessandro: Na verdade muitos de nós colecionadores, acreditavam que com o aumento dos serviços streaming, a mídia física (principalmente aqui no Brasil) perderia espaço, e de certa forma acabasse. Mas graças a empresas especializadas, e também a fidelidade do colecionador, essa paixão continua viva. Por outro lado, eu enxergo com muita dificuldade, pois muitas edições que queremos que sejam lançadas em edição de luxo, demoram para serem lançada, gerando até mesmo uma ansiedade. Outro fator é preço das edições de luxo, onde quando lançados são “caríssimas”. De olho nesse mercado, empresas independentes investem cada vez mais em lançamentos e relançamentos em edições de qualidade, como as citadas na pergunta.

Imagem: Autor (Divulgação)

Engenharia: Quais são suas outras coleções, além de mídia física?

Alessandro: Coleciono também CDs, desde 1993 e miniaturas variadas, desde 1995.

Imagem: Autor (Divulgação)

Redes sociais do canal Garage Collection: YoutubeFacebookInstagram.

Gabriel_Fernandes

Gabriel Fernandes: Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.



Post Tags

Engenheiro de Computação, Cineasta e Critico de Cinema, resolveu compartilhar seu conhecimento sobre cinema com todos aqueles que apreciam essa sétima arte.


Comentários


Excelente matéria com um grande colecionador, parabéns Lê. Se depender de nós e do Garagem Collection, a pesar das dificuldades, não deixaremos essa paixão pelo colecionismo acabar.

Responder

Realmente hoje o mercado dificulta um pouco para os colecionadores, mais é bom saber que tem pessoas que não deixam morrer o ato de colecionar, principalmente mídia física.

Responder

Que coleção bacana, não conhecia ainda o Alessandro, concordo com ele o mercado para nós colecionadores, está bem complicado. Parabéns pela coleção é também por suas colocações.

Responder

Adicionar Comentário